×

Cidades

Ciclopatrulha da PM dá dicas para pedalar com segurança nas ruas

Unidade policial vem realizando ações educativas em empresas do transporte coletivo

Ações educativas. (Foto: Erikson Andrade/SSP-AM)

Manaus (AM) – A Ciclopatrulha da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) orienta aos usuários de bicicletas sobre condutas que devem ser seguidas para maior segurança no trânsito. Uso de itens de proteção individual, bom estado de conservação do veículo e pedalar conforme o fluxo da via são algumas das principais dicas.

Publicidade

Responsável por ações para coibir a criminalidade em parques e zonas comerciais, a Ciclopatrulha também vem trabalhando com a prevenção, focada na segurança dos ciclistas. Motoristas de empresas do transporte coletivo estão participando de palestras que enfatizam a importância do cuidado com os usuários de bicicletas. Até o momento, quatro empresas foram visitadas.

O subcomandante da Ciclopatrulha da PMAM, tenente Afonso Junior, explica a importância dessas instruções para as ações de policiamento. “Nosso objetivo é que não sejamos invisíveis no trânsito. O ciclista deve usar equipamentos de segurança, como capacete e roupas chamativas com pontos de luz ou faixas fluorescentes, transitar sempre pela faixa da direita e, o mais importante, lembrar que os veículos grandes protegem os menores, assim como o ciclista deve proteger o pedestre”, disse.

Para trafegar de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é necessário que as bicicletas estejam em boas condições, principalmente os freios, destacando a parte traseira com iluminação vermelha e na parte frontal com iluminação branca ou amarela.

Em lugares que não possuem ciclovias ou ciclofaixas, é preciso compartilhar o espaço de forma segura, fazendo ultrapassagens de um metro e meio de distância em relação aos ciclistas para que não haja nenhum tipo de acidente.

Segurança

Os policiais que atuam na Ciclopatrulha fazem a segurança de forma diferenciada para levar proteção à sociedade, agregando qualidade de vida e sensação de segurança nas áreas de patrulhamento.

“Conseguimos atuar onde uma motocicleta não consegue chegar ou não seja possível o policiamento a pé. Com a bicicleta, conseguimos mais rapidez e mobilidade ao policial, gerando efeito surpresa em possíveis abordagens”, explicou o tenente.

As bicicletas e quadriciclos realizam o policiamento de forma preventiva em regiões do Centro e no Parque Urbano Desembargador Paulo Jacob, na zona sul; Complexo Turístico da Ponta Negra, na zona oeste; e no Parque Municipal do Mindu, na zona centro-sul.

*Com informações da assessoria