×

Cidades

Artesanato do Amazonas em exposições no Brasil e no exterior

Artesãos do estado irão participar do 13º Salão Raízes Brasileiras, na capital paulista, e de feira em Letícia, no país vizinho

Os artesãos se preparam para mostrar a potência da arte do Amazonas em dois eventos (Foto: Divulgação/Setrab)

Manaus/AM – O Amazonas se prepara para mostrar a potência da arte local em dois eventos a partir desta semana. Representantes do artesanato produzido no estado marcam presença no 13º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, que acontece em São Paulo, entre os dias 9 e 13 de outubro e, na III Feira Artesanal da Região Amazônica, em Letícia, na Colômbia, no período de 8 a 14 de outubro, a convite da prefeitura da cidade colombiana.

Publicidade

Esta é a primeira vez que o evento considerado a maior vitrine do artesanato brasileiro será realizado no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. A secretária de Estado do Trabalho, Neila Azrak, lidera a comitiva amazonense, que conta com nove artesãos do estado e desembarca na capital paulista nesta terça-feira (8).

“É uma excelente oportunidade que o artesanato do nosso estado tem, todos os anos, de mostrar o potencial dos nossos artistas. Estamos bem representados e faremos um excelente trabalho nas exposições”, ressaltou Neila Azrak.

Os artesãos que participam do evento em São Paulo são Elcione de Souza Martins, com tipologia em semente, fio e fibra, pena e pluma; Katyucia Andrade Nascimento, com trabalho em semente, pena, pluma e couro sintético; Maria Rociene Santos da Silva, com semente, madeira e escama de peixe; Maristela da Silva de Abreu, com fio, fibra e sementes; Simeão Anhape Bezerra, com madeira; Luziene Carneiro de Andrade, em madeira, sementes, pena e pluma; Marlucia Azrak Filgueiras, sementes, fio e fibras; Dinalva Dias Campos, com fio, fibra e madeira; e Rita de Cassia Brasil Mendonça, com fio, fibras, sementes e metal.

Anualmente, os representantes do artesanato do Amazonas participam de quatro eventos nacionais: o Salão do Artesanato, em Brasília (DF); o Fenearte, em Olinda (PE); o Salão do Artesanato em São Paulo (SP); e a Feira Nacional do Artesanato – Mão de Minas, em Belo Horizonte (MG), que será em dezembro. Ainda em 2019, os artistas da Setrab participaram da Feira de Artesanato em Bonito (MS).

Para o evento em Leticia, a comitiva amazonense foi convidada pela prefeitura local e leva participantes dos municípios de Benjamin Constant, Tabatinga e Manaus, para se unir ao grupo dos estados do Ceará e Espírito Santo na representação do Brasil.

*Com informações da assessoria