segunda-feira , 27 maio 2019
Home / Cidades / Amazonas e Acre unem forças para zerar fila de espera por cirurgias
Anuncie Aqui!

Amazonas e Acre unem forças para zerar fila de espera por cirurgias

O consórcio firmado pelos governadores da Amazônia Legal visa montar polos de atendimento e facilitar a vida de quem vive em municípios de divisa

Os governadores Gladson Cameli e Wilson Lima discutiram sobre a saúde dos municípios acreanos e amazonenses (Foto: Diego Peres/Secom)

 

Manaus/AM – Saúde foi um dos temas discutidos em uma reunião que o governador Wilson Lima teve nesta quinta-feira (18) com o governador do Acre, Gladson Cameli. O encontro foi na sede do Governo do Amazonas, na Compensa 2, Zona Oeste de Manaus.

O governador Wilson Lima reuniu o secretário de saúde, Rodrigo Tobias, o presidente da Associação dos Municípios, Júnior Leite, e o prefeito de Envira, Ivon Rates, para discutir parcerias entre Amazonas e Acre, principalmente na área da saúde.

Moradores dos municípios amazonenses de Envira, Itamaraty, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Pauini e Boca do Acre recorrem ao sistema de saúde pública do Acre devido à proximidade da capital, Rio Branco.

“Dentre as ações que nós estamos prevendo tem a questão dos mutirões de cirurgias. A ideia é zeramos as filas e nessa parceria os custos caem. Temos a ideia de montar polos de atendimento e facilitar a vida de quem vive naquela região”, afirmou Wilson Lima.

O governador do Acre, Gladson Cameli, enfatizou que os laços que unem as famílias acreanas e amazonenses são muito fortes, principalmente a região do Juruá. “Por isso, essa parceria é muito importante para a nossa comunidade”.

Oficina e mutirão de cirurgias

Os secretários de saúde dos municípios amazonenses e acreanos que ficam na divisa dos dois estados vão participar de uma oficina nos próximos meses, e, além disso, a ideia é realizar o mutirão de cirurgias até o mês de junho.

Além disso, o governador Wilson Lima convidou o governador do Acre para que conheça o trabalho feito no Hospital e Pronto Socorro da Zona Norte (Delphina Aziz) e a experiência administrativa da unidade por meio da Parceria Público-Privada (PPP).

Consórcio

Ainda sobre saúde, o governador Wilson Lima destacou o consórcio firmado pelos governadores da Amazônia Legal que vem discutindo outras ações para melhorar a saúde nos estados, como a ideia de realizar compras conjuntas de medicamentos e insumos, em especial para atender a média e alta complexidade.

BR-319 e ZFM

O governador do Acre ainda manifestou apoio à pavimentação da BR-319 e ao modelo de desenvolvimento regional que é a Zona Franca de Manaus, importante para os estados da região norte e o Brasil.

*Com informações da assessoria

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Whatsapp do Diário Manauara, no número (92) 99253-5152.

Leia mais:

FVS não registra novos casos de mortes por Síndrome Respiratória Aguda

Mais de 639 mil pessoas foram imunizadas contra H1N1, diz FVS

Governo discute melhoria da estrutura dos aeroportos do interior do AM

Veja Também

Na última posição, Vasco busca primeira vitória na estreia de Luxemburgo

Amargando a lanterna do Campeonato Brasileiro, o Vasco busca a primeira vitória diante do Avaí neste domingo (19), as 19 horas, no estádio de São Januário, pela quinta rodada.A partida também marcará a estreia do técnico Vanderlei Luxemburgo, de volta ao futebol após um ano e meio sem dirigir uma equipe. O Sport foi a última equipe do treinador.