×

Arte & Fama

BBB22: Bárbara usa expressão racista para falar de Douglas Silva

Modelo voltou atrás ao perceber fala contra o ator e disse que era força do hábito

Bárbara e Douglas Silva (Foto: Reprodução/Globoplay/Montagem)

Na madrugada desta terça-feira (8), durante uma conversa no quarto do Líder do BBB22, reality show da TV Globo, a participante Bárbara quase utilizou uma expressão racista ao se referir a Douglas Silva.

Publicidade

Enquanto batia um papo com Jade Picon e Laís, a modelo recordou a atitude do ator durante o último Jogo da discórdia, que aconteceu na noite desta segunda-feira (7). A gaúcha fez o uso do termo: “Samba de crioulo”.

“Eu não confio numa pessoa que é incoerente desse jeito. Ele fez aquele samba do crioulo doi…?”. Contudo, ela não concluiu a frase. Ainda que a fala tenha ficado incompleta, foi possível identificar o discurso racista da sister, que tremeu na base e tentou se explicar.

“Aí, que feio, eu ia falar uma expressão muito velha, horrorosa. Meu Deus, eu quase falei uma expressão muito racista, você viu o que eu ia falar?”, questionou para a médica.

Lais riu e disse: “Eu vi. Eu vi o que você ia falar”. “Deus me perdoe”, continuou Bárbara. “Ia ser péssimo”, disse Jade. “Quase falei, mas foi por força do hábito da expressão do samba e eu nem uso essa expressão. Pronto, agora vou ficar me defendendo? Meu Deus? Mas ele fez o samba todo ali ontem?”, justificou a modelo. Em seguida, ela continuou falando sobre o brother e afirmou que agora tem motivos suficientes para votar nele, uma vez que os dois trocaram farpas na dinâmica. Arrependida, a integrante do Pipoca voltou a se dar conta de seu comentário racista. “Eu quase falei m****”, disparou.

Entenda a expressão

Samba do crioulo doido é título de um samba que satirizava o ensino de História do Brasil nas escolas do país nos tempos da ditadura, composta por Sergio Porto (1923-1968) (ele assinava com o pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta). No entanto, a expressão debochada, que tem como significado situações confusas, bagunçadas ou trapalhadas, reafirma um estereótipo e a discriminação aos negros.

O comentário racista de Bárbara foi duramente criticado nas redes sociais e o nome da sister foi parar nos Trends Topics do Twitter.

Confira, abaixo, as reações: