×

Amazonas

Seas abre programação natalina para os frequentadores dos Centros de Convivência em dezembro

Dezembro Vermelho e Dia Nacional da Família são alguns dos eventos previstos

Seas abre programação natalina para os frequentadores dos Centros de Convivência em dezembro

Programação natalina para os frequentadores dos Centros de Convivência (Foto: Jimmy Christian/Seas)

Manaus (AM) – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), programou para os frequentadores dos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci), uma série de eventos especiais, a partir de segunda-feira (02/12). Dentro das festividades natalinas estão previstos a campanha Dezembro Vermelho e o Natal das Famílias.

Os CECFs preparam o ‘Natal das Famílias’, com atividades que incluem desfiles, apresentações culturais, espetáculos musicais e a tão aguardada chegada do Papai Noel.

Publicidade

A campanha ‘Dezembro Vermelho’, em celebração ao Dia Mundial de Luta contra o vírus HIV/Aids”, em 1º de dezembro, e mobilização contra outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), abrangerá a oferta de serviços de saúde, divulgação de informações favoráveis à qualidade de vida, sensibilização quanto à necessidade de medidas de prevenção e proteção contra a doença e a importância do enfrentamento a preconceitos que ainda envolvem o tema.

A programação nos centros inclui também o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com ações de sensibilização para o cumprimento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assim como, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado no dia 10 dezembro, com palestras sobre o tema.

Também terá programação voltada ao Dia Nacional da Família, comemorado no dia 8 de dezembro, com Roda de Conversa e café compartilhado. A ação tem como objetivo reconhecer a importância fundamental da família na estrutura social, com dinâmicas de grupo, visando trabalhar as diferentes famílias.

De acordo com a coordenadora do Projeto Vínculo SUAS: Rede de Cuidados da Família e da Comunidade/SEAS (RCFC), Rita Abecassis, dezembro é um mês festivo por conta das festas de final de ano e também por ser um mês de confraternizações entre as pessoas e o público que frequenta os centros faz parte dessa estrutura familiar.

A coordenadora destaca também a mobilização e luta puxada pela campanha do Dezembro Vermelho,  Dia Mundial de Luta contra o vírus HIV/Aids e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “Os centros participam da campanha com palestras, paineis informativos, abordagens e distribuição de informativos, chamando a atenção da sociedade para os cuidados e precauções necessários”, disse.

Confira a programação completa no site da Seas: https://www.seas.am.gov.br/.

*Com informações da assessoria