×

Amazonas

Idam atua no escoamento de 2,5 toneladas de alimentos comercializados via PAA

Os itens alimentícios foram produzidos por agricultores familiares indígenas assistidos pelo instituto

Idam atua no escoamento de 2,5 toneladas de alimentos comercializados via PAA

Alimentos adquiridos via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) (Foto: Divulgação/Idam)

Manaus (AM) – No último sábado e nesta segunda-feira (02) e (04), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Amaturá (a 909 quilômetros da capital), com o apoio da prefeitura do município, atuou no escoamento de 2,5 toneladas de alimentos adquiridos via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A comercialização rendeu aos produtores rurais indígenas da etnia Tikuna, da comunidade Maraitá II, R$ 11 mil.

A equipe da UnLoc prestou todo o apoio na logística dos itens alimentícios, dentre os quais banana, macaxeira, mamão, limão e cacau, produzidos pelos agricultores familiares da comunidade. “Como órgão de assistência técnica e extensão rural (Ater), o Idam cumpre o papel de auxiliar o produtor em todas as etapas da produção, ou seja, do plantio ao escoamento”, destacou o gerente da UnLoc Idam/Amaturá, Darney Figueiredo.

Publicidade

Os alimentos tiveram como destino o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, que atende pessoas em situação de insegurança alimentar.

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos é um programa do Governo Federal que, no Amazonas, é coordenado pela Secretaria do Estado de Produção Rural (Sepror). A iniciativa tem como premissa a distribuição simultânea de alimentos advindos da agricultura familiar, que têm como destino intuições que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

*Com informações da assessoria