×

Amazonas

Cyberbullying é tema de roda de conversa em escola estadual de Iranduba

Ação visa conscientizar alunos e comunidade escolar sobre o crime

Cerca de 400 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio participaram da ação (Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM)

Manaus (AM) – O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Maria Izabel Desterro e Silva, situado em Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus, promoveu uma roda de conversa para discutir prática do bullying virtual, na manhã desta segunda-feira (13), em uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Polícia Civil.

Publicidade

A ação teve como objetivo manter a segurança das crianças e adolescentes, com foco na conscientização sobre a violência na internet e suas consequências na escola e na vida pessoal. Cerca de 400 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio participaram da ação.

A secretária estadual de Educação, Kuka Chaves, e a secretária executiva adjunta Pedagógica, Hellen Matute, acompanharam o debate.

“Discutir esse tema é muito importante. Precisamos educar e conscientizar os estudantes dos males que essas ações causam na vida dos outros e desencorajar a prática, incentivando o respeito às diversidades, sempre”, frisou a secretária.

Conduzido pelo delegado da Polícia Civil Rafael Montenegro, da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), o debate reforçou as práticas da violência por meio das redes sociais, abordando temas como ofensas, difamação, intimidação, além das consequências do limite da liberdade na internet.

“A ação de hoje é muito importante para trazer aos alunos essa consciência sobre as redes sociais, o cuidado que eles devem ter com seus atos e com a internet, tanto como possíveis autores quanto vítimas dessa violência”, diz Montenegro.

O gestor do Ceti, Fábio Luiz, enfatizou o diálogo como o melhor meio de ensino e conscientização para os alunos, além de que pretende continuar com essa abordagem. “Nós temos um planejamento de realizar essas palestras constantemente no calendário escolar, trazendo temas diversos para os estudantes e focando na conscientização e desenvolvimento deles”, destaca Fábio.

Cyberbullying – A palavra, de origem inglesa, trata do assédio virtual, realizada, principalmente, pelas redes sociais. Ela diz respeito à prática da intimidação, humilhação, exposição vexatória, perseguição, calúnia e difamação por meio de ambientes virtuais.

*Com informações da assessoria