Faro (PA) – Jonathan Machado de Jesus, 35, conhecido como “Cenoura”, foi morto após resistir à prisão na manhã dessa sexta-feira (20), durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão domiciliar. A intervenção policial ocorreu na rua São João Batista, no bairro Porto de Cima, em Faro (a 920 quilômetros de Belém), no oeste do Pará.
Segundo a polícia, Jonathan não obedeceu a ordem judicial, momento em que ele sacou uma arma de fogo e apontou na direção da equipe policial. Diante da situação, os policiais civis revidaram e atingiram o procurado com dois tiros no tórax.
Após ser baleado, Jonathan foi socorrido com vida pelos policiais civis até o Hospital Municipal Dr. Dionísio de Oliveira Bentes, onde não resistiu aos ferimentos. Durante as diligências, a polícia apreendeu drogas, uma arma de fogo e o celular de Jonathan.
O corpo passou por necropsia e depois foi liberado para os familiares realizarem o sepultamento no Cemitério São João Batista. Jonathan, de acordo com a polícia, era conhecido como traficante de Faro e com cargo de “torre” na facção criminosa Comando Vermelho (CV).
As investigações da Unidade Integrada de Polícia de Faro – 12ª Região Integrada de Segurança Pública –, apontam que o procurado da Justiça também era responsável por arquitetar as fugas de presos da delegacia nos últimos meses.
Nos últimos anos, criminosos se infiltraram em Faro e passaram expandir o comércio do tráfico de drogas. Visando combater a criminalidade no município, a equipe do delegado Renan Dantas vem intensificando ações contra o crime organizado.