
Vitrine do Agro, em Parintins (Foto: Aylana Normando/Sepror)
Parintins (AM) – 800 abacaxis foram distribídos aos visitantes no Turistódromo, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A iniciativa promovida pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) aconteceu no sábado (29) e no domingo (30).
“Estamos aqui no Turistódromo em uma oportunidade única, divulgando o nosso abacaxi mais doce do mundo, um produto único, com indicação geográfica, da Vila do Engenho, de São Francisco do Caramuri e Vila Novo Remanso, distribuindo aos visitantes que estão prestigiando o Festival de Parintins, seguindo a determinação do governador Wilson Lima de estarmos próximos e apoiando nossos produtores rurais”, comentou o titular da Sepror.
O presidente da Associação de Produtores de Abacaxi da região do Novo Remanso (Encare), Daniel Leandro, lembrou que a produção do abacaxi acontece em três regiões próximas: Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.
“Em nome da Encare, de todos os produtores, agradeço ao secretário da Sepror, Daniel Borges, que está oportunizando este momento histórico, em que unimos a Cultura Popular à doce cultura do abacaxi do Amazonas durante o Festival de Parintins. É o agro alimentando o Festival de Parintins, como diz o secretário Borges“, concluiu.
Selo IG
O abacaxi recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência (IP), do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), em 2020. A “Revista da Propriedade Industrial” do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) publicou o reconhecimento na edição número 2.579, de 9 de junho.