Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira (10), o “Dia D” de Combate ao Diabetes com estudantes da rede municipal de ensino. A ação teve o propósito de orientar e estimular o debate acerca da prevenção à doença, com foco em atividades e oficinas práticas com a participação da comunidade escolar. O evento ocorreu no Parque Cidade da Criança, no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul.
Esta ação, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), faz parte do programa “Minha Escola Saudável”, que desenvolve um trabalho multidisciplinar contínuo, buscando a mudança de comportamento relacionada aos hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis, no cenário da rede pública municipal de educação, na prevenção e controle epidemiológico da diabetes e obesidade.
A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, comentou que essa ação é essencial para desenvolver práticas correspondentes à promoção da saúde dos estudantes da Semed.
“A saúde é algo muito importante, porque não fazemos nada sem ela. Essa atividade de hoje é muito importante para a Semed, porque estimulamos essa conscientização em cuidar sempre da saúde e do bem-estar. Agradeço bastante a parceria com a equipe da Semsa pelo apoio e instruções que tem nos dado. Essa é a gestão do prefeito David Almeida sempre trabalhando para fazer de Manaus um lugar melhor para se viver”, explicou Dulce.
De acordo com a médica pediatra Jackeline Gaudino, o evento realizado é sinônimo de ações transversais e integrais entre as duas secretarias.
“O programa Minha Escola Saudável, que é uma parceria entre a Semed e Semsa, visa esse cuidado em relação às diabetes nas escolas. Na cidade de Manaus, mais de 50% das pessoas têm sobrepeso e 25% têm obesidade. Então, precisamos sempre trabalhar a prevenção da diabetes no âmbito escolar. A prefeitura tem esse olhar de sempre trabalhar a educação aliada à saúde”, declarou.
Entre os participantes da ação, estava a estudante do 9° ano Sara Frasão, 15, da Escola Municipal Vicente de Paula, localizada no bairro Compensa, zona Oeste. Ela disse que a atividade ajudou a adquirir mais conhecimentos sobre a temática abordada.
“Gostei disso tudo, porque conheci mais sobre a diabetes e descobri que não posso misturar arroz e macarrão na mesma comida, pois são carboidratos. Antes, eu conhecia somente um pouco sobre esse assunto e agora aprendi muitas coisas novas”, relatou Sara.
Atividades
Durante ação, houve o “circuito saudável” com dinâmicas nas áreas de nutrição, educação física e psicologia com atividades lúdicas e brincadeiras dirigidas; além das estações com as seguintes temáticas: o reconhecimento de alimentos não saudáveis e seus malefícios; identificação de frutas, legumes, verduras e a importância destes para a saúde, bem como as cores, texturas e os diferentes sabores dos alimentos benéficos à saúde; funcional “light”; e dinâmica para ansiedade.
Também houve as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), como constelação familiar, barras de access e reiki.
Histórico
No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Combate ao Diabetes, que possui o intuito de prevenir e controlar a doença, por meio da alimentação e promovendo a prática de atividades físicas.
Em Manaus, a semana municipal de prevenção a essa doença nas escolas tem base na Lei nº 2.443, de 29 de maio de 2019, e no decreto nº 4.827, de 18 de maio de 2020.
*Com informações da assessoria