×

Saúde

Unidade do PAC em Parintins tem média de 1.400 atendimentos mensais

Ao todo, unidade disponibiliza 14 serviços para moradores do município e de localidades próximas

PAC em Parintins, emissão do RG (Foto: Eduardo Santos/Sejusc)

Manaus (AM) – Para reforçar a emissão da 1ª e 2ª via de Registro Geral (RG), a unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) em Parintins realiza uma média de 70 atendimentos por dia; totalizando 1.400 por mês. A unidade, coordenada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), atende moradores de Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, além de cidades do Pará, como Juruti e Terra Santa.

A maior procura no PAC é pela segunda via do RG. De acordo com a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, a unidade se caracteriza pela variedade dos serviços oferecidos à população.

“O local conta com diversos serviços disponíveis à população parintinense e também de cinco municípios próximos. Com isso, os deslocamentos são evitados, e as pessoas têm mais facilidade nos atendimentos e no exercício da cidadania. Desde o ano passado, a pedido do governador Wilson Lima, estamos com o processo de modernização e ampliação dos PACs tanto na capital quanto no interior”, afirmou a gestora.

Pronto Atendimento ao Cidadão em Parintins (Foto: Eduardo Santos/Sejusc)

Hoje a unidade oferece, além da emissão de RG, outros 13 atendimentos. Entre eles estão serviços de órgãos essenciais, como Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Superintendência Estadual de Habitação (Suhab).

Outro serviço disponível no local é o projeto Idoso Empreendedor. A iniciativa oferece microcrédito para pessoas com 60 anos ou mais interessadas em reabrir ou ampliar o próprio negócio.

Projeto Idoso Empreendedor em Parintins (Foto: Eduardo Santos/Sejusc)

Segundo a gerente do PAC Parintins, Áurea Figueiredo, cerca de 7 mil pessoas passam pela unidade por mês.

Projeto Idoso Empreendedor em Parintins em Parintins (Foto: Eduardo Santos/Sejusc)

“Depois da pandemia, nós reforçamos os atendimentos para atender essa grande procura por RG. Mas temos também um diferencial aos usuários do PAC, que é a marcação de exames e consultas em Manaus, uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura”, destacou a gerente.

PACs

Ao todo, a Sejusc coordena 14 unidades do PAC, sendo nove na capital e cinco em outros municípios: Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins e em Tefé.

Pronto Atendimento ao Cidadão em Parintins (Foto: Eduardo Santos/Sejusc)

*Com informações da assessoria

You cannot copy content of this page