Manaus (AM) – Na 8ª edição do Governo Presente, que aconteceu no bairro Compensa, Zona Oeste, neste sábado (20), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou aproximadamente 900 atendimentos, entre consultas com especialistas, exames e orientações de promoção à saúde. A ação aconteceu na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara. Além dos serviços de saúde, a SES-AM também levou a Ouvidoria para atender às demandas da população relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), sobre consultas e exames.
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a SES-AM ofereceu à comunidade consulta em seis especialidades, entre clínica geral, ortopedia, dermatologia, cardiologia, urologia e oftalmologia, além de exames, como glicemia e aferição de pressão.
Na promoção à saúde, a SES-AM realizou orientações sobre saúde bucal para crianças, saúde da mulher, com dicas sobre prevenção ao câncer de mama e a importância de fazer o preventivo, dicas de como manter uma boa alimentação e, também, o serviço de atualização cadastral.
“Durante as ações de saúde bucal, no estande da SES-AM, as crianças receberam escovas de dentes”, disse a secretária, observando que os usuários puderam também atualizar o cadastro e receber as informações para que possam procurar o lugar certo, para a sua consulta e seus exames”, afirmou Maksoud.
Para Raimundo Soares, que conseguiu atendimento com o clínico geral, a ação do Governo do Amazonas foi muito positiva aos moradores da Compensa.
“A consulta foi ótima, médico excelente, então, foi uma benção vir aqui e conseguir esse atendimento”, disse.
A auxiliar administrativa Suely Braga, 70, realizou duas consultas com especialistas e reforçou que o Governo Presente ajuda muito as pessoas.
“Eu recebi atendimento com cardiologista e fui muito bem atendida. Ele passou os exames para fazer e fui atendida também pelo médico de pele, descobri que eu tenho psoríase, o que não gostei, mas tenho que aceitar e tratar. Eu acho muito boa essa ação, porque ajuda muito as pessoas”, comentou Suely.
A autônoma Salini Pantoja, que veio com a família para a ação, disse que, além da mãe e da irmã, que conseguiram emitir documentos importantes, a filha realizou o exame oftalmológico que estava precisando.
“Eu vim atrás de um oftalmologista para minha filha, pois ela estava precisando de óculos e, agora, a gente vai comprar, pois ela fez o exame. Essa ação me ajudou muito, ajudou minha mãe a tirar a certidão de nascimento dela, a minha irmã tirar o RG, então, foi muito boa”, explicou Salini.
Saúde em números
205 atendimentos com médicos especialistas e nutricionista.
205 pessoas passaram pela triagem, com aferição de pressão e glicemia.
206 pessoas receberam orientação de promoção à saúde.
78 pessoas realizaram atualização cadastral e receberam informações na Ouvidoria.
Ao todo, 51 profissionais da saúde participaram dos trabalhos oferecidos à população durante a execução do Governo Presente.
*Com informações da assessoria