×

Saúde

Semsa reforça alerta para vacinação contra influenza

A influenza é uma patologia que pode levar a complicações graves e morte. (Foto: Divulgação/Semsa)

A influenza é uma patologia que pode levar a complicações graves e morte. (Foto: Divulgação/Semsa)

Com o registro do aumento de 45,4% no número de casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reforça o alerta ao público alvo prioritário da 19º Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (Gripe) sobre a importância da imunização para a prevenção da doença.
O aumento registrado é referente aos quatro primeiros meses de 2017, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 46 casos de SRAG, sendo oito confirmados como causados pelo o vírus Influenza.

Publicidade

“Este ano, de janeiro a abril, já foram notificados 86 casos da Síndrome Respiratória Aguda. Desse total, dez foram confirmados com o vírus da Influenza. A Semsa ainda aguarda o resultado laboratorial de outros 41 casos para confirmação do tipo de vírus ou bactéria que podem levar à síndrome”, informa o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

De acordo com o secretário, a imunização é essencial para os grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra Influenza, já que representam o grupo de pessoas que correm mais riscos de agravamento de doenças respiratórias.

“A influenza é uma patologia que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral, como é o caso de crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais”, explica Homero de Miranda Leão.

A gerente do Centro de Informações Estratégias e Vigilância em Saúde da Semsa, Marinélia Martins Ferreira, destaca que o aumento no número de casos, além de ser ocasionado pelo período sazonal com o aumento das chuvas, também está relacionado ao crescimento no número de profissionais de saúde realizando a notificação.

“Os profissionais de saúde estão orientados a ser mais vigilantes e notificar todos os casos atendidos nas Unidades, que atendam a definição de SRAG. Também é necessário o envio da notificação à vigilância municipal para que o caso seja registrado no sistema de informação específico, seja realizada a investigação domiciliar e a ação de quimioprofilaxia se necessário” explica Marinélia Ferreira.

Campanha

Este ano, integram o público-alvo da campanha idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

A abertura oficial da campanha em Manaus aconteceu no dia 24 de abril e segue até o dia 26 de maio. A vacina está disponível em 182 Unidades de Saúde, além dos Centros de Atendimento Integral à Criança e Adolescente (CAIC).

O Dia “D” da campanha vai acontecer no dia 13 de maio, quando serão mobilizados 4.500 profissionais de saúde e montados 959 postos de vacinação no município de Manaus. A meta da Campanha este ano é para a imunização de 366 mil pessoas na capital.

Com informações da assessoria