×

Saúde

Profissionais da Semsa são capacitados para reforço na prevenção do câncer do colo do útero

Os profissionais também participam de atividades práticas, em simulador pélvico, com foco na técnica de coleta do exame em meio líquido

Profissionais da Semsa são capacitados para reforço na prevenção do câncer do colo do útero

O curso é voltado a médicos e enfermeiros da rede básica (Foto: Divulgação/Semsa)

Manaus (AM) – Profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus participam, a partir desta sexta-feira, 1º/11, de um curso com foco na técnica da coleta do exame preventivo em meio líquido. A atividade, que segue ao longo do mês de novembro, integra uma série de cursos promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), visando reforçar a prevenção e o rastreio do câncer do colo do útero, um dos tipos mais incidentes entre a população feminina na região Norte.

O curso é voltado a médicos e enfermeiros da rede básica, e traz conteúdos teóricos e práticos, visando aprimorar o trabalho dos profissionais na coleta do preventivo em meio líquido. A nova etapa da formação terá quatro turmas, cada qual com 30 participantes e atividades nas sextas-feiras, à tarde, na Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino (Uddae), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada no bairro Cachoeirinha, zona Sul.

Publicidade

“Nosso objetivo é subsidiar as equipes que atuam na linha de cuidado do câncer do colo uterino, para que possam realizar a coleta em meio líquido de forma segura e eficiente, a fim de fortalecer o rastreio e reduzir a mortalidade de mulheres por esse tipo de câncer”, explica a técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa e uma das coordenadoras da formação, Vera Hoshiba.

Conforme a servidora, além de orientações sobre o panorama e a linha de cuidado do câncer do colo do útero, os participantes do curso recebem informações sobre a importância da qualidade da coleta do preventivo para a interpretação do resultado. Os profissionais também participam de atividades práticas, em simulador pélvico, com foco na técnica de coleta do exame em meio líquido.

De acordo com Vera, o exame preventivo, ou citopatológico, é ofertado em todas as unidades municipais de saúde, 53 das quais realizam a coleta em meio líquido. A Semsa vem ampliando, gradativamente, a oferta desse tipo de técnica na rede básica de Manaus, que foi precursora entre as capitais em implementar o procedimento, no ano passado.

“O exame citopatológico visa detectar lesões precursoras do câncer uterino. A coleta de amostras em meio líquido tem vantagens em relação à técnica tradicional, entre elas uma maior sensibilidade na análise e um menor número de casos de falsos negativos”, aponta.

A primeira turma do curso “Aprimoramento da Linha de Cuidado do Câncer de Colo de Útero: enfoque para a técnica de coleta por meio líquido na APS Manaus”, nesta sexta-feira, 1º/11, terá profissionais do Distrito de Saúde (Disa) Norte. A agenda da nova etapa continua com a participação de equipes do Disa Leste, no dia 8; do Disa Oeste, no dia 22; e do Disa Sul, no dia 29 deste mês.

A primeira etapa da formação ocorreu no mês de agosto e contou com aproximadamente 200 participantes, divididos em quatro turmas. A atividade é conduzida pela Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, em articulação com a Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), o Laboratório Municipal de Especialidades Prof. Sebastião Marinho e Distritos de Saúde da Semsa, com o apoio da UEA.

Cursos e formações

O curso com foco na técnica de coleta do preventivo em meio líquido integra uma agenda de cursos de capacitação e atualização, oficinas, seminários e imersões que a Semsa irá realizar ao longo deste mês de novembro. Ao todo, a programação inclui 15 atividades de Educação em Saúde, abrangendo temas diversos da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Vigilância em Saúde, como arboviroses, hanseníase, e Práticas Integrativas Complementares em Saúde (Pics).

Um dos cursos previstos na agenda é o de Capacitação em Arboviroses, que ocorrerá em seis dias de novembro, iniciando na segunda-feira, 4/11. Voltada a equipes que atuam na vigilância epidemiológica nos Disas e profissionais das unidades de saúde e laboratórios distritais, a atividade visa orientar os servidores sobre o manejo clínico de dengue, zika, chikungunya, mayaro, oropouche e febre amarela, trazendo ainda noções sobre arbovírus e cenários epidemiológicos das arboviroses.

Também neste mês acontece o “Curso Básico em Hanseníase para APS”, que terá duas turmas, sendo uma de 4 a 7/11, no período matutino, e outra de 11 a 14/11, no vespertino. A atividade é voltada a médicos e enfermeiros e inclui no programa conceitos, diagnóstico e classificação da doença, testes de sensibilidade e orientação de autocuidados, entre outros tópicos.

Nos dias 7 e 8, acontece o Seminário Municipal de Boas Práticas para a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis, onde gestores e profissionais de saúde discutirão estratégias e práticas para prevenção das doenças, com foco nas gestantes e recém-nascidos.

Dois cursos com enfoque nas Pics fazem ainda parte da programação, voltados a especialistas em saúde de diversas áreas que atuam nas redes de atenção à saúde do município. O primeiro curso ocorre nos dias 6 e 13, qualificando os participantes para a prática do reiki, nível 1. Já o curso de Meditação inicia neste mês, na modalidade Ensino a Distância (EaD), concluindo no início de dezembro.

A 2ª Oficina Municipal de Vigilância do Óbito Materno, Infantil, Fetal e de Mulher em Idade Fértil (MIF) é outro destaque na agenda de cursos da Semsa. Na atividade, marcada para o dia 12/11, profissionais de saúde que atuam na vigilância do óbito nos Disas vão levantar temas como a vigilância, análise e quantificação do óbito, além de debater ações de enfrentamento e realizar estudos de casos.

A abordagem a usuários com sobrepeso e obesidade na Atenção Primária será tema de um curso voltado a enfermeiros, nutricionistas, médicos, psicólogos e profissionais de Educação Física da rede básica. A formação será dividida em duas turmas, nos dias 12 e 19 deste mês.

*Com informações da assessoria