Santo Antônio do Içá (AM) – Com atenção à saúde mental dos servidores da educação, a Coordenadoria Regional de Educação do município de Santo Antônio do Içá (a 880 quilômetros de Manaus) deu início ao projeto “Educação e Saúde: promovendo saúde mental ao servidor”, que une esporte, lazer a atividades para o fortalecimento da saúde mental dos servidores.
O projeto teve início após o cenário da pandemia, onde muitos servidores foram afetados, ligado à convivência de uma rotina de trabalho estressante que, por vezes, consome maior parte do tempo e não havendo espaço para cuidar de sua saúde mental, surgiu a iniciativa de criar ações como essa.
A coordenadora, Aliziane da Mata Leão, diz que a ideia tem dado certo e que as atividades estão sendo realizadas aos sábados conforme cronograma. “A coordenadoria pensou em oportunizar e sistematizar atividades coletivas envolvendo esporte, orientação, reflexão e partilha, na perspectiva de estreitar laços afetivos entre os servidores, de modo a fomentar as competências socioemocionais, além de serviços de saúde”, enfatiza.
Aliziane diz que o projeto só é possível graças às parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria Municipal de Esporte e aos Professores de Educação Física. Até o momento participam do projeto as Escolas Estaduais Santo Antônio, Deuzalina Pinto Ribeiro, Eduardo Ribeiro e Rosa Garcia
Dinâmica de Jogos
Dentro da dinâmica, os servidores partilham das atividades que agregam a perspectiva competitiva entre as escolas, como forma de incentivar todos a participarem. Entre as atividades esportivas competitivas desenvolvidas estão, vôlei, futsal, atletismo, ciclismo, natação, polo aquático. Ao final do projeto, haverá a premiação da melhor escola e seus servidores.
Para os que preferem atividades mais relaxantes, longe de competitividade, a coordenadoria pensou nas atividades não competitivas, sendo, alongamento, aquecimento, aeróbica, exercícios vocais, hidroginástica, testes rápidos, vacinação e triagem.
*Com informações da assessoria