×

Saúde

Prefeitura realiza webconferência sobre ISTs que afetam a saúde bucal

O evento é realizado semanalmente e tem por objetivo atualizar os servidores com o compartilhamento de informações, experiências e orientações

Edição da webconferência “Diálogos na Atenção Primária” (Foto: Divulgação/Semsa)

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus realizou mais uma edição da webconferência “Diálogos na Atenção Primária”, nesta quarta-feira (15), com o tema “HIV e outras ISTs: Manifestações orais, tratamento e fluxos de atendimento no SUS”, para os profissionais da saúde da rede básica. O evento, transmitido pelo Google Meet, é realizado semanalmente e tem por objetivo atualizar os servidores municipais com o compartilhamento de informações, experiências e orientações para dar mais qualidade aos serviços de saúde da capital.

Publicidade

O tema desta quarta-feira foi explorado por Allysson Soares, cirurgião-dentista que atua na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Ele destaca as manifestações das ISTs na cavidade oral, explorando os sintomas do HIV, HPV e da sífilis na mucosa oral, geralmente caracterizados por placas, fissuras, vermelhidão e lesões.

O cirurgião-dentista adianta que cada tipo de IST apresenta sintomas característicos, sendo de extrema importância que o profissional reconheça os sinais orais dessas infecções para que possa realizar a orientação adequada a fim de prevenir problemas futuros de saúde nos usuários bem como a transmissão a terceiros.

Especialista em Saúde da Família pela Faculdade da Grande Fortaleza, Alysson Soares também é mestre em patologia bucal pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, em Campinas (SP).

O cirurgião-dentista Allysson Soares é graduado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com especialização pelo Programa de Aprimoramento em Diagnóstico Bucal pela mesma instituição em Araraquara (SP). Atua também como plantonista-urgencista no Serviço de Pronto Atendimento do São Raimundo pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

*Com informações da assessoria