×

Saúde

Prefeitura de Manaus promove oficinas de atualização sobre Caderneta da Criança

As formações abrangem todos os Distritos de Saúde (Disas) da Semsa

Prefeitura de Manaus promove oficinas de atualização sobre Caderneta da Criança

Caderneta da Criança (Foto: Divulgação/Semsa)

Manaus (AM) – Com o objetivo de fortalecer a vigilância ao bem-estar infantil, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promove uma série de oficinas de atualização junto aos servidores sobre a Caderneta da Criança.

As formações abrangem todos os Distritos de Saúde (Disas) da secretaria. Na terça-feira (12), a oficina contemplou os servidores do Disa Sul, na Escola de Enfermagem, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na zona Sul, e reuniu 60 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros.

Publicidade

O subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, reforçou que a caderneta é um instrumento essencial na rotina de acompanhamento das crianças, uma vez que este livreto reúne informações essenciais sobre seu desenvolvimento, permitindo o acompanhamento do seu estado nutricional, físico e emocional.

“A caderneta possibilita que a equipe adote as medidas necessárias quando a criança está apresentando carência nutricional e o seu desenvolvimento físico não está dentro dos parâmetros recomendados. Ela possibilita que situações que podem comprometer a saúde sejam identificadas de forma precoce, e as condutas corretas sejam adotadas, o que evita sérios prejuízos ao bem-estar da criança”, reforçou o subsecretário.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde Criança e Adolescente, enfermeira Janaína Sá Terra, explicou que a rodada de oficinas teve início em setembro, com a participação dos profissionais de saúde dos Disas Norte e Leste.

“Nessas qualificações os profissionais que atuam na ponta do sistema reforçam a percepção de que a caderneta é um instrumento dinâmico, capaz de sinalizar ações de promoção de saúde, para que a criança se desenvolva plenamente”, pontuou a enfermeira.

Os temas abordados nas oficinas envolvem apresentações sobre a rede de Atenção Primária à Saúde, a caderneta como passaporte para a cidadania, as consultas recomendadas e a busca ativa, o acompanhamento odontológico, a introdução alimentar e explanações sobre estudos de caso abordando a suplementação alimentar e acompanhamento e desenvolvimento de crianças.

As próximas formações estão agendadas para esta quinta-feira (14). para os servidores do Disa Oeste, e na terça-feira (19), para os profissionais do Disa rural.

Orientação

A Caderneta da Criança é uma publicação que os pais e responsáveis recebem quando a criança tem alta das maternidades públicas ou privadas. Na primeira parte, o livreto reúne informações e orientações para as famílias, como os direitos da criança, o valor da amamentação, medidas de prevenção de acidentes e importância da saúde bucal.

A segunda parte da publicação é voltada aos profissionais de saúde que irão preencher a caderneta com dados relacionados à situação vacinal, gráficos de desenvolvimento e outros registros sobre os atendimentos da criança até os 9 anos de idade, na rede assistencial de saúde.

*Com informações da assessoria