×

Saúde

Prefeitura convoca grupos prioritários para vacinação contra a gripe

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem, por sua vez, apresentar laudo médico. (Foto: José Nildo/Semsa)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) convoca as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, ainda não vacinadas, a comparecer a uma unidade de saúde. O objetivo é garantir que todos que fazem parte deste grupo, principalmente crianças menores de 5 anos, gestantes e professores, estejam imunizados até a próxima sexta-feira (25), quando a campanha será encerrada em todo o Brasil. Na capital, as doses estão sendo aplicadas em 182 salas de vacinação, distribuídas nos quatro distritos de saúde urbanos e no distrito rural.
Segundo a chefe do núcleo de imunização da Semsa, Izabel Hernandes, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que funcionam em horário regular, existem 10 unidades com horário ampliado de funcionamento (até às 21h) para atender aos que não têm tempo durante o dia.

Publicidade

“Até o momento alcançamos 70,57% do público alvo da campanha, ou seja, 287.427 pessoas, e nossa meta é chegar ao mínimo de 90% do público-alvo, o que representa 366.585 pessoas vacinadas contra a influenza”, explica Izabel, estimando que a meta seja alcançada no prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

De acordo com Izabel Hernandes, a Semsa costuma ultrapassar as metas, garantido que quase toda a população que compõe o público prioritário da campanha contra a Inlfuenza receba a vacina. O público total, neste ano, é formado por 407.316 pessoas. São 64.214 de crianças a partir de 6 meses a menores de 2 anos e 99.100 crianças de 2 a 4 anos. Os trabalhadores em saúde representam 52.344 pessoas. São 32.107 gestantes e 5.278 puérperas, além de 550 indígenas, 111.669 idosos e 42.054 indivíduos portadores de comorbidade.

Proteção

A vacina contra Influenza protege contra os três subtipos do vírus recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1 – A/H3N2 e influenza B), e tem efeito a partir do 15º dia depois de recebida a dose da vacina.

Aceita pela grande maioria das pessoas, a vacina é contraindicada, no entanto, para os que têm alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem, por sua vez, apresentar laudo médico, receita, carteirinhas dos programas de saúde, prescrição médica ou outro documento que comprove a sua condição clínica para receber a vacina. Os acamados terão atendimento domiciliar até o encerramento da campanha.

Influenza

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

A cada ano esta gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas. A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar (transmissão direta) ou através das mãos ou objetos contaminados (transmissão indireta), quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Com informações da assessoria