×

Saúde

Peritos instalam Cabines de Higienização Microbiológicas no IML

As Cabines de Higienização Microbiológica tem funcionamento totalmente automatizado

Cabines de Higienização no IML de Manaus – Foto: Andrés Pascal

O Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML) do Amazonas ganharam, nesta quinta-feira (14), duas Cabines de Higienização Microbiológicas que foram produzidas e instaladas pelo Sindicato dos Peritos Oficiais do Amazonas (SINPOEAM). A iniciativa é uma parceria do sindicato com a empresa EcoArt e tem o objetivo de dar mais proteção aos profissionais que compõem a estrutura da perícia diante da pandemia mundial ocasionada pelo novo coronavírus, além de proteger contra uma gama de outros micro-organismos que também são agentes patológicos. A inauguração contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Louismar Bonates.

Publicidade

As Cabines de Higienização Humana utilizadas nos grandes centros em todo o mundo têm como foco o combate à contaminação de origem microbiológica. As Cabines de Higienização Microbiológica produzidas pelo SINPOEAM e pela EcoArt têm o funcionamento totalmente automatizado e consiste no acionamento automático de borrifadores com substâncias específicas para higienizar pessoas, as vestimentas e equipamentos de proteção individual que porventura elas estejam utilizando.

Para o secretário de segurança pública, Louismar Bonates, a iniciativa do SINPOEAM chega em um momento importantíssimo já que o mundo inteiro vive uma crise sanitária sem precedentes. “A instalação das cabines por parte do sindicato não foi pensando apenas nos peritos, mas também nos demais servidores dos institutos e na própria população, que diariamente precisa acessar os nossos serviços. Até quem estiver passando aqui na frente e sentir necessidade de se higienizar, pode ficar à vontade”, explicou Bonates.

O modelo desenvolvido pela parceria é o aprimoramento técnico das estruturas já utilizadas no mundo inteiro, fruto do esforço de um grupo de trabalho multidisciplinar formado por técnicos da empresa e Peritos das mais variadas áreas de conhecimento (químicos, bioquímicos, farmacêuticos, engenheiros e biólogos). De acordo com o vice-presidente do SINPOEAM, e um dos responsáveis pelo projeto, Ilton Soares, o grupo estudou e analisou a estruturas das cabines, o produto ideal para uso, além da ecotoxicidade ambiental.

“Existem no mercado diferentes produtos sanitizantes e com variadas aplicações. Porém, alguns são inadequados para a utilização nesse tipo de cabine, por sua toxidade ou baixa eficiência. Selecionamos a substância Clorexidina, por ter um amplo espectro de ação microbiológica, baixa ecotoxicidade e preço acessível. A Cloroexidina pode ser encontrada em rótulos de vários fabricantes e com registro em órgãos competentes. É um produto que serve para lavar as mãos, e a diluição é a recomendada pelos fabricantes”, informou.

A equipe agora está finalizando os últimos testes necessários para a elaboração de uma nota técnica e a tendência é a validação em parceria com Universidade do Estado do Amazonas (UEA). “Já entramos em contato com os profissionais da UEA para análise mais aprofundada do nosso produto final”, frisou o Perito Criminal Fabiano Vargas, Doutor em Biotecnologia e um dos coordenadores do projeto.

Mais proteção

Essa não é a primeira ação do SINPOEAM nesse sentido. No mês passado, o sindicato firmou uma parceria com a UEA que viabilizou a doação de 250 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) e 100 protetores faciais, que estão sendo utilizados por peritos criminais, médicos legistas, odontolegistas e auxiliares de perícia que atuam no IML e nas perícias em locais de crime com morte violenta.

Material de vídeo

Baixe aqui: https://bit.ly/2Z3f4D3

Descrição do Conteúdo: Imagens de apoio da inauguração das duas cabines e, pela ordem, entrevista com o secretário de segurança do Amazonas, Coronel Louismar Bonates, o vice-presidente do sindicato dos peritos, Ilton Soares, e o perito Fabiano Vargas.

*Com informações da assessoria