Manaus (AM) – Entre as estratégias de prevenção combinada ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou 576 testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C, durante a 8ª edição do Programa Governo Presente. O atendimento foi feito neste sábado (20), até às 14h, na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, explica que o ônibus “Carona da Prevenção” integra o programa Governo Presente, com o serviço que amplia o acesso da população à testagem rápida para diversas doenças, oferecendo atendimento em horários alternativos.
“A iniciativa tem como objetivo proporcionar maior comodidade e acessibilidade aos cidadãos, especialmente aqueles que têm dificuldade em acessar os serviços de saúde durante o horário comercial”, ressalta a diretora.
Para a moradora do bairro, Cleutineia Torres, 36, a prevenção é prioridade. “Eu faço o teste rápido todos os anos. O perigo não está apenas na prática de sexo sem preservativo, mas também em outras formas de contrair o vírus. Ainda não tinha feito o teste este ano e aproveitei a oportunidade para realizar o exame,” disse Cleutineia.
Leandro Oliveira, membro da equipe do Programa Estadual de HIV/Aids e ISTs da FVS-RCP, destaca que o foco da ação é o diagnóstico precoce, para que as pessoas que, eventualmente, testem positivo possam receber tratamento e encaminhamento adequados dentro da rede de saúde.
“O mais importante é garantir que as pessoas vivendo com HIV tenham acesso ao tratamento necessário; e que aquelas com resultados negativos possam seguir com uma vida tranquila, saudável e bem orientados sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis” afirma.
O Governo Presente acontecerá aos sábados, em escolas da rede pública estadual em todas as zonas da cidade, que vão abrir as portas para a comunidade das 8h às 14h. O próximo evento é dia 27 de julho, na Escola Estadual José Bernardino Lindoso, na av. Cel. Sávio Belota, Novo Aleixo.
*Com informações da assessoria