Manaus (AM) – Promover atividades de popularização da ciência em formatos criativos e lúdicos é o objetivo do evento “CiênciaPop ILMD/Fiocruz Amazônia: popularizando a ciência em saúde por meio de ferramentas digitais: Especial 30 anos”, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
A ação amparada via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação no Amazonas (POP CT&I), edital nº 003/2024, ocorrerá de 14 a 18 de outubro em Manaus, Tabatinga e Presidente Figueiredo (distantes a 1.108 e 117 quilômetros de Manaus, respectivamente)
A iniciativa inclui oficinas, exposições, rodas de conversa e apresentações artísticas para diferentes públicos com o intuito de compartilhar o conhecimento científico produzido pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia). Dentre os temas das pesquisas estão discussões relacionadas a área da saúde.
O evento é coordenado pela diretora adjunta da Fiocruz Amazônia e doutora em Saúde Pública, Michele Rocha de Araujo El Kadri.
Programação
Em Manaus, as atividades serão apresentadas aos alunos da Escola Municipal Santa Rosa II, localizada no bairro Tarumã, zona oeste da cidade. O evento acontece nos dias 17 e 18 de outubro, no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Manauara Shopping, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul.
Em Presidente Figueiredo, a programação segue no dia 17 de outubro, na Escola Estadual de Tempo Integral Presidente Figueiredo. E em Tabatinga, nos dias 14, 15 e 16 de outubro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam).
Sobre o apoio da Fapeam, Michele El Kadri destaca a importância da divulgação científica para o processo de formação dos estudantes.
“A Fapeam continua se mantendo firme no propósito de manter fomentos necessários, mas também de apoiar ações como a nossa de prestação de contas para a sociedade, mostrando uma parte daquilo que a Fiocruz tem feito nessas três décadas na Amazônia”, disse a coordenadora.
As ações do evento incluem o desenvolvimento de vídeos e podcasts levando em consideração aspectos como a educação, extensão, pesquisa e inovação. A ideia é também incentivar pesquisadores do programa de pós-graduação da instituição na difusão do conhecimento acadêmico, com o uso de recursos multimídia. A expectativa é que esse tipo de abordagem torne o conteúdo mais democrático e com linguagem acessível.
“Nessas atividades de popularização da ciência queremos, principalmente, evidenciar na formação desses jovens que a ciência está em tudo, no dia a dia, seja em espaços urbanos ou rurais”, pontuou Michele El Kadri sobre a contribuição contínua das muitas formas de se fazer ciência.
Atividades
A sexta edição do “DigiCiência” é uma oficina virtual ministrada por profissionais da área da comunicação científica, e oferece treinamento teórico e prático para bolsistas de iniciação científica, alunos de pós-graduação e pesquisadores.
O conteúdo produzido será disponibilizado nos canais do ILMD/Fiocruz Amazônia e de instituições parceiras, e exibidos em eventos científicos. A mesma metodologia será aplicada na quarta edição do “OuvirCiência”, que promove a criação de podcasts para divulgação de pesquisas.
Serão realizadas rodas de conversas mediadas por pesquisadores da instituição e convidados, além de apresentações artísticas em formato de contação de histórias. Na ocasião, será veiculado o material audiovisual produzido no “DigiCiência”.
A segunda edição do “CiênciaPOP: Fiocruz Amazônia 30 anos” acontece durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2024) no Amazonas, com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. Em formato presencial, tem como objetivo promover a integração entre a instituição e a comunidade, com programação voltada ao público infanto-juvenil.
Comunicação e Ciência
No dia 24 de setembro, a atividade “ComunicaCiência: Fiocruz Amazônia vai à escola” celebrou os 30 anos da Fiocruz Amazônia e deu início a programação do evento. Realizada na comunidade Parque das Tribos, no bairro Tarumã Açu, a ação levou a estudantes da educação básica das Escolas Municipais Professor Waldir Garcia, e Santa Rosa II, pesquisas com temas da área da saúde, com grande relevância social, científica e tecnológica, no formato presencial.
POP CT&I
O POP CT&I apoia a realização de eventos de popularização da ciência, prioritariamente no interior do estado do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e busca fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e a Política Pública de CT&I do Amazonas.
Eventos científicos da Fapeam
A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-3/
*Com informações da assessoria