×

Saúde

Carreta da Saúde começa a atender no bairro Grande Vitória, a partir de segunda-feira (26)

A expectativa da SES-AM é realizar mais de mil exames de imagens, no local

Carreta da Saúde começa a atender no bairro Grande Vitória, a partir de segunda-feira (26)

Carreta de Apoio à Saúde do Governo do Amazonas (Foto: Evandro Seixas/SES-AM)

Manaus (AM) – A Carreta de Apoio à Saúde do Governo do Amazonas começa a atender os moradores do bairro Grande Vitória, zona leste, a partir de segunda-feira (26). A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) é realizar, no local, 1.050 exames de imagens, entre mamografia e ultrassonografia. A unidade móvel ficará estacionada no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Cinthia Regia Gomes do Livramento, até o dia 6 de setembro.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a Carreta estava atendendo no estacionamento da Maternidade Ana Braga desde o dia 7 de agosto, onde realizou mais de 400 exames de imagens e, agora, segue para o bairro Grande Vitória. A ação faz parte do programa Saúde Amazonas, implantado pelo governador Wilson Lima, com foco na ampliação dos serviços e do acesso da população.

Publicidade

“A Carreta da Saúde representa acesso rápido e fácil para a população que tem o encaminhamento para realizar exames de imagens. Além da capital, também estamos percorrendo o interior do Amazonas, neste momento, finalizando os atendimentos em Parintins, município onde já realizamos mais de 1,7 mil procedimentos, entre mamografias e ultrassonagrafias”, relaciona.

Os atendimentos no Ceti Cinthia Regia Gomes do Livramento serão realizados das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. No dia 5 de setembro, feriado municipal pela elevação do Amazonas à categoria de província, não irá funcionar.

Além de mamografia, a Carreta de Saúde oferece diversos tipos de ultrassonografia: de abdômen total, abdômen superior, tireoide, mama, próstata via abdominal, aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica.

Os exames realizados na Carreta são direcionados a pacientes que já passaram pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e estão com a autorização de encaminhamento do Complexo Regulador do Amazonas.

*Com informações da assessoria