×

Saúde

Caminhada ao Dia de Conscientização do Autismo e Síndrome de Down

Nesta sexta-feira 4, a prefeitura de Manaus promoveu uma caminhada ao dia de Conscientização do Autismo e Síndrome de Down.

(Foto – João Viana/ Semcom)

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu na manhã desta sexta-feira (4), uma caminhada em alusão ao Dia de Conscientização do Autismo e da Pessoa com Síndrome de Down, comemorado neste sábado (2), no entorno do Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE) André Vidal de Araújo, Vila Amazonas, zona Centro-Sul, que contou com a participação de pais e responsáveis. A ação, que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para a questão da inclusão de Pessoas com Deficiência, nas diversas camadas da sociedade, faz parte dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas).

Publicidade

O diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Evaldo Bezerra, que representou no evento a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, afirmou que a Semed desenvolve várias atividades que promovem a inclusão de alunos com deficiência.

“O prefeito de Manaus, David Almeida e a secretária de Educação, professora Dulce Almeida, apoiam e valorizam as atividades de inclusão desenvolvidas pela Semed. Nossa missão é atender todas as crianças da educação especial, nossas escolas estão de portas abertas para os nossos alunos e familiares que precisam de um atendimento diferenciado”, comentou Evaldo.

“Após essa avaliação é verificado a necessidade de um mediador para a criança, o apoio psicológico, fisioterapia, fonoterapia, nutricionista, entre outros. Ainda oferecemos programas especializados, que fortalecem o processo de inclusão onde as mães aprendem a lidar com os filhos, e isso favorece o desenvolvimento deles”, pontuou.

O Jaavas desenvolve atividades que promovem a socialização dos alunos e também dos pais. “O programa oferece vários programas que são para as crianças. Trabalhamos com terapia ocupacional, de psicomotricidade, para ela que tenha um bom desenvolvimento na sala de aula, além disso, também oferecemos atividades para as mães. Esse é um novo olhar da Semed, que apoia essas mães, para que tenham uma vida mais leve”, destacou a coordenadora do JAA, Shirley Amaral.

Durante o evento, mais de 100 pais, responsáveis e convidados caminharam junto com os alunos. O público também participou de um aulão de ritmos e no final da caminhada, soltaram balões azuis e amarelos.