Manaus (AM) – Faltando 14 meses para as eleições 2022 o governador Wilson Lima (PSC) já tem aquecido as máquinas públicas para a corrida 2022. Possuindo o maior número de cabos eleitorais no interior, o governador do Amazonas Wilson Lima (PSC) possui também três dos maiores colégios eleitorais do estado.
Os prefeitos dos municípios de Itacoatiara, como Mário Abrahim, Maués de Junior Leite e Humaitá de Dedei Lobo, possuem gestores com a mesma legenda de Wilson Lima, o PSC. O município de Itacoatiara só fica atrás de Parintins na quantidade de eleitores que direcionam e podem decidir eleições.
Além da quantidade de colégios eleitorais, o governador tem ao seu favor pelo menos 12 prefeitos com sua legenda. Apesar das variáveis, o número favorece Wilson Lima e sombreia dados que apontam o domínio do governador no interior do Amazonas.
Wilson Lima também tem outro fator a seu favor: a máquina pública. Secretarias de ações que desdobram serviços públicos são os principais canais do chamado “voto popular”, ações do governo do Estado já tem sido fortemente divulgadas na capital, local onde o governador vem perdendo força nos últimas tempos dados os escanda-los e a pandemia.
Combate de pares
Apesar da quantidade de cabos eleitorais no interior e da quantidade de colégios eleitorais, outro personagem que pode vir forte para o embate com Wilson Lima no interior é Eduardo Braga (MDB). O senador amazonense que é forte oposição do governador na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia pode ser também um forte adversário do governador nas eleições 2022.
Braga tem 13 prefeituras do interior com o seu mesmo partido, ou seja, treze legendas que podem apoiar sua candidatura caso venha a ser candidato a governo do Amazonas, que é oque tem sido especulado e teorizado pelos bastidores.