×

Política

Wilker Barreto diz que recusa de governador por apoio federal é criminosa

O Líder da Minoria na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) citou, ainda, que não é a primeira vez que o governador do Estado rechaça ajuda federal

No plenário da Aleam, deputado estadual Wilker Barreto (Foto: Danilo Melo/Aleam)

Manaus – O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) criticou duramente nesta sexta-feira (24), a decisão do governador do Amazonas, Wilson Lima, em rejeitar a intervenção federal na saúde do Estado, que está em colapso por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Publicidade

Em entrevista para uma emissora de rádio local, o parlamentar classificou a ordem do chefe de Estado como criminosa e alertou que a medida colocará ainda mais em risco a sociedade amazonense.

Em tom duro, Barreto ponderou que o ‘não’ do Executivo para receber apoio federal é uma forma de evitar que uma suposta intervenção federal encontre indícios de irregularidades em contratos e pastas da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam).

“Eu e o povo do Amazonas recebemos a notícia com muito temor e indignação, porque é o primeiro afogado que nega ajuda. Na minha opinião, o orgulho do governador para mim é medo, porque se o Governo Federal, que tem detém de mais recursos e sabe que o Amazonas se encontra em colapso, oferece a mão e o governo nega, eu chego à conclusão que o governador tem medo que o interventor federal, ao sentar na cadeira da Susam, pegue a maracutaia que está lá dentro. Porque se chegar lá, vai prender muita gente”, explicou o deputado.

O Líder da Minoria na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) citou, ainda, que não é a primeira vez que o governador do Estado rechaça ajuda federal, ao lembrar que, em fevereiro de 2020, Lima recusou apoio da Força Nacional para conter a onda de violência em Manaus, que registrou mais de 150 mortes violentas nos dois primeiros meses do ano, resultantes da guerra entre facções criminosas no Estado.

“O Wilson tem medo de ajuda federal, não esqueçamos que ele recusou a Força Nacional aqui no Amazonas, deixando a população à mercê da insegurança. O Governo Federal, a pedido da Assembleia Legislativa que representa o povo, ofereceu ajuda e o governador deveria ter dividido a responsabilidade de salvar o povo amazonense. Ele não tem condições de lidar com a pandemia sozinho”, finalizou Wilker.

Governador descarta intervenção

Na quarta-feira, 22, o Governo Federal recebeu um pedido da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para uma intervenção na saúde do Estado, mas o governador Wilson Lima descartou a possibilidade afirmando que ‘está tudo sob controle’, o que fez o Planalto descartar a medida.

Aprovado por 13 votos a favor, dois contra e uma abstenção, o pedido de intervenção solicitado pelos deputados estaduais pedia uma atuação do Governo Federal para conter o avanço da Covid-19 no Amazonas, que já registrou 2.888 casos confirmados da doença e causou 234 mortes, segundo o último boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

*Com informações da assessoria