
Candidata Vanda Witoto, durante votação na manhã de domingo (Foto: Nathalie Brasil)
Manaus (AM) – Na manhã deste domingo de eleição, a candidata Vanda Witoto, da Rede Sustentabilidade, em federação com o PSOL, compareceu às 10h à Escola Municipal Santo Agostinho, localizada no bairro de mesmo nome, na zona oeste de Manaus. Vanda, liderança indígena e ativista do clima, esteve acompanhada de suas sobrinhas, marido e alguns apoiadores próximos, mostrando confiança e esperança ao participar dessa corrida eleitoral.
Vanda, que mora na periferia da cidade, destacou que sua candidatura reflete o desejo de mudanças urgentes para Manaus, que sofre com os efeitos devastadores da crise climática e, ao mesmo tempo, carece de políticas públicas voltadas para proteger os rios, arborizar a cidade e melhorar a vida nas periferias. “Manaus precisa se ver naquela Casa do povo. Precisa ser representada por mais pessoas que conheçam a realidade das periferias. A população está sofrendo os reflexos da crise climática, e não vemos as autoridades atuais falando ou agindo sobre isso. Precisamos de mais de nós naquele espaço de tomada de decisão”, afirmou a candidata.
Após votar, Vanda também ressaltou a importância da presença de mais mulheres e indígenas na política, destacando que sua candidatura representa uma forma de resistência e inspiração. “Espero inspirar mais parentes a se juntar a nós nessa jornada de reconexão, responsabilidade e reconstrução de um futuro melhor para todos nós que somos filhos desse território”, disse.
Vanda acompanhará a apuração dos votos no Parque das Tribos, o bairro mais indígena do Brasil, com mais de 700 famílias moradoras e representações de diversos povos indígenas. Caso eleita, ela será a primeira mulher indígena a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Manaus.
*Com informações da assessoria