Manaus (AM) – A superintendente do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas, Beatriz Calheiros, se pronunciou, nas redes sociais, na manhã desta quarta-feira (8/5), explicando quais as verdadeiras competências da autarquia, em resposta a um vídeo em que o pré-candidato a prefeito de Manaus, Amom Mandel, responsabiliza o órgão pelo “abandono” do centro histórico em Manaus.
O deputado federal afirma que a situação que a Praça dos Remédios, no centro, é de responsabilidade do executivo municipal, estadual e federal. Para Amom, o Iphan também teria atuação na limpeza da região, que hoje também é ponto de concentração de dependentes químicos.
“Nossa responsabilidade no IPHAN é proteger e promover os bens culturais, garantindo que eles sejam preservados para as gerações atuais e futuras. Isso inclui fiscalização, autorização para intervenções em bens edificados tombados individualmente e nas suas respectivas áreas de entorno, além de ações de conservação e fomento, por exemplo, a partir da educação patrimonial”, esclareceu a superintendente.
Veja na integra