×

Política

Sidney Leite: construção civil enfrenta alta de custos devido à seca

Parlamentar liderou uma comitiva de prefeitos do interior em reuniões no FNDE e DNIT para tratar de pautas de obras prioritárias

Sidney Leite: construção civil enfrenta alta de custos devido à seca

Sidney Leite, deputado federal pelo PSD-AM (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – O deputado federal Sidney Leite (PSD) defendeu que o governo federal considere o ‘Custo Amazônico’ ao repassar recursos para obras no Amazonas. O estado possui um dos maiores custos da construção civil do país, devido ao isolamento logístico, e as secas severas nos rios aumentaram ainda mais os custos.

Nesta terça-feira (11), o deputado do Amazonas liderou uma comitiva de prefeitos em reuniões no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE) e no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para apresentar os pleitos para novos investimentos.

“É muito mais difícil fazer obra no interior do Amazonas porque o material vai de Manaus e os eventos de vazante extremas dos últimos dois anos, encareceram significativamente os custos”, disse.

Sidney e a comitiva de prefeitos reuniu com a presidente do FNDE, Fernanda Macedo Pacobahyba, e lembrou que o governo federal está aplicando um valor maior para os estados amazônicos referentes ao transporte escolar, levando em conta o chamado ‘custo amazônico. Mas ele considera que ainda é preciso avançar para que os recursos destinados aos investimentos em infraestrutura também tenham esse diferencial.

“Estamos aqui também agradecendo o diferencial do transporte escolar em relação ao custo amazônico, que houve esse reajuste, e trabalhamos agora para que haja reajuste na merenda escolar e no custo amazônico, para construir, e depois para a aquisição de equipamentos”, destacou.

Ele acrescentou: “Com isso, a gente corrige a distorção do resto do Brasil, que é esse custo maior que nós temos na Amazônia tendo em vista a nossa logística, que é totalmente diferente do restante do Brasil. É muito difícil fazer obra.”

Na sequência, o parlamentar e os prefeitos seguiram para uma reunião no DNIT, onde as pautas de investimentos em infraestrutura de transportes foram apresentadas. A principal demanda das prefeituras é pela construção e melhorias de estruturas portuárias no interior.

You cannot copy content of this page