×

Política

Partido de Wilson Lima pode se unir a PP e Republicanos em super federação

Caso seja concretizada, a federação possuiria a maior bancada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, com 151 deputados e 17 senadores

Partido de Wilson Lima pode se unir a PP e Republicanos em super federação

Wilson Lima e Ciro Nogueira (Foto: Divulgação/redes sociais)

Manaus (AM) – O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Partido Progressistas (PP) e líder da Minoria na Casa Alta, disse na última quarta-feira que a federação do PP com os partidos União Brasil e Republicanos pode sair ainda em 2024. O congressista admitiu que as negociações não serão finalizadas a curto prazo por causa dos embates nos diretórios estaduais.

“Tem chances. Se depender de mim, isso pode acontecer. Mas não depende só de mim, depende da vontade dos outros 2 partidos. As discussões estão acontecendo e espero que elas logrem êxito”, afirmou em entrevista ao Pode360.

Publicidade

O senador eleito pelo Piauí reuniu com líderes dos partidos, incluindo o governador do estado do Amazonas, Wilson Lima (UB). Wilson é presidente do União Brasil no Amazonas, e se confirmada a união, o partido dele que já nasceu de uma federação com musculatura, pode ficar ainda maior.

No Amazonas, o presidente do Republicanos é o deputado federal Silas Câmara. Já o Partido Progressista, tem o Diretor Presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá como presidente. Ambas as lideranças partidárias tem um bom relacionamento com o governador.

“São três partidos que têm identidade. São partidos de centro com perfis mais conservadores. Tem muita possibilidade de fazer a federação, não é uma coisa tão a curto prazo, porque mexe nos comandos estaduais, porém, seria muito positivo e se tornaria o maior bloco político do país”, diz Ciro Nogueira em entrevista.

A possível aliança entre os três partidos poderia ter impactos significativos no cenário político nacional. Caso seja concretizada, a federação possuiria a maior bancada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, com 151 deputados e 17 senadores.