
Foto: (Divulgação)
Manaus (AM) – O senador Omar Aziz (PSD-AM) entrou no centro de uma nova polêmica ao usar suas redes sociais para criticar a rede de supermercados Carrefour, utilizando um termo em francês: “ va te faire foutre” (vá se ferrar). A declaração, inspirada pela postura da primeira-dama Janja que xingou Elon Musk na última semana, ocorreu após a rede anunciar que interromperia a compra de carnes de países sul-americanos, incluindo o Brasil, por alegada falta de qualidade nos produtos.
“Assemelhando-me à primeira-dama @JanjaLula: va te faire foutre , Carrefour”, escreveu Aziz, referindo-se ao comentário de Janja, que na semana anterior havia usado um tom semelhante contra o empresário Elon Musk.
A carta do CEO do Carrefour, detalhando a decisão de suspender a venda de carnes sul-americanas, foi mal recebida por setores do agronegócio, parlamentares e consumidores no Brasil. Em resposta, os políticos emitiram notas de repúdio, e as campanhas de boicote à rede ganharam força nas redes sociais.
Repercussão nas redes
A atitude do senador gerou uma avalanche de reações, tanto de apoio quanto de críticas. Comentários elogiaram a postura firme de Aziz: “Muito bem, senador. Je suis d’accord ”, escreveu um seguidor, demonstrando concordância com a declaração. Outros também aplaudiram o posicionamento, destacando que a defesa da carne brasileira é um tema importante para o país.
No entanto, não faltaram críticas e ironias. “Enquanto isso, a carne no Brasil só aumenta, senador. O Carrefour não é o problema”, comentou um usuário, apontando para a alta nos preços como um problema mais urgente. Outro brincou: “Ela [Janja] querendo esquecer e você [Omar] lembrando”, indicando que o senador estaria revivendo uma controvérsia que a primeira-dama gostaria de deixar para trás.