Manaus (AM) – O senador Plínio Valério (PSDB) voltou a usar a tribuna no Senado Federal para atacar ONG’s internacionais. Segundo o parlamentar, as instituições estariam por trás de entraves para o asfaltamento da BR-319.
Nas redes sociais, o senador compartilha um trecho do discurso onde declara que uma ONG Norte-Americana financiou em milhões de dólares, pesquisas ambientais para dificultar o asfalto na estrada. Valério que já foi presidente da CPI das ONG’s, afirma que essas instituições agem como uma “sombra oculta”.
“Uma entidade estrangeira que se infiltra em questões nacionais, agindo como uma sombra oculta que mina os esforços para o desenvolvimento do nosso Amazonas. Precisamos proteger nossos interesses e garantir que nossa região avance, superando obstáculos que visam impedir nosso progresso e o nosso direito de ir e vir”, afirma.
Apesar de ter presidido a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre ONGs no Amazonas, o senador não conseguiu enquadrar nenhuma ONG internacional no relatório final da CPI. O documento apresenta seis projetos legislativos e pede o indiciamento do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires, por corrupção passiva e improbidade administrativa.