
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente em pronunciamento à nação, véspera do 7 de setembro - Dia da Independência do Brasil (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Em pronunciamento em rede nacional na véspera do feriado da Independência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou a defesa da soberania brasileira e do Pix como ferramenta pública. “Defendemos o PIX de qualquer tentativa de privatização. O Pix é do Brasil, é público, gratuito e vai continuar assim”, afirmou na noite deste sábado (6).
O discurso antecede as comemorações deste domingo (7), quando o país celebra 203 anos da declaração de Independência em relação a Portugal. Durante a fala, Lula destacou que “defender a soberania é defender o Brasil”, posicionando-se diante de pressões internacionais que citam a ferramenta de pagamento instantâneo como exemplo de favorecimento local.
Em julho, os Estados Unidos anunciaram uma investigação comercial contra o Brasil, mencionando o Pix como possível barreira às empresas norte-americanas. No mesmo período, Lula já havia classificado a ferramenta como “patrimônio do povo” e reafirmado que ataques à sua gratuidade não seriam aceitos.
A tensão entre os dois países se intensificou após o governo do então presidente Donald Trump impor tarifas de até 50% a produtos brasileiros. Além disso, declarações recentes do líder norte-americano criticaram a atual gestão, chamando-a de “esquerda radical” e levantando a hipótese de restrições a vistos da delegação brasileira na próxima Assembleia Geral da ONU, em Nova York, em novembro.







