×

Política

Grupo de 23 vereadores se impõe à manobra de David Reis

Uma lista com 17 nomes e assinaturas dos vereadores favoráveis à mudança do regimento já estaria circulando na CMM no últimos dias

David Reis, do Avante, articula mudança no regimento da Casa (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), já estaria em articulação para modificar o artigo 17 do Regimento Interno da Casa e se manter mais dois anos no comando do parlamento. Nesse mesmo percurso, vereadores da Casa já montam frente de oposição contra a possível manobra de Reis.

Publicidade

De acordo com o vereador Elissando Bessa ( Solidariedade) pelo menos 23 vereadores já se colocam contra o ofício que busca assinaturas para chegar até a tribuna da Casa. Entre os parlamentares estão Caio André (PSC), William Alemão (Cidadania), Peixoto (Pros), Diego Afonso (União Brasil), Everton Assis (União Brasil), Raiff Matos (DC) e Capitão Carpê (Republicanos).

“23 vereadores não concordam com o golpe. Eu fui o primeiro a me manifestar na tribuna da câmara na segunda-feira contra a possibilidade da reeleição e vários colegas também se manifestaram contra”, afirma.

Uma lista com 17 nomes e assinaturas dos vereadores favoráveis à mudança do regimento já estaria circulando na CMM no últimos dias. Nos bastidores, circula que David Reis já obteve 15 assinaturas. Para que o documento inicie sua tramitação são necessários 14 apoios. Porém para que a mudança seja efetivada é preciso de 28 votos dos 41 vereadores em plenário, mais o aval do prefeito.

Se aprovado, fica prorrogado por mais dois anos o mandato do vereador como presidente da Câmara, segundo o novo regimento da Casa. Raiff Matos (DC) explica que não só é contra a manobra de David Reis, como também é oposição futuras eleições.

“Sou contra a proposta de mudar o regimento interno para manter o vereador David Reis como presidente da CMM por mais dois anos. Me oponho à reeleição do David Reis e já estou em uma outra chapa que vai disputar a eleição com ele”, declara.

Para o vereador Capitão Carpê (Republicanos) a manobra de David Reis é antidemocrática e fere os princípios da constitucionalidade.

“Um ato totalmente antidemocrático, imoral, inconstitucional e que fere o entendimento do STF e o próprio Regimento Interno da Câmara Municipal de Manaus sobre esse assunto. Me posicionei desde o início contra essa possível manobra e, no que depender de mim, não terá a menor chance prosperar”, completa.

Antônio Peixoto (PROS) explica que a manobra de David Reis é fruto de vontade pessoal e que aprovar um ato inconstitucional iria ferir a imagem dos vereadores da Casa. “É uma vontade pessoal dele, forçar isso é expor negativamente os vereadores. Isso pode ter repercussão judicial, inclusive. Ele já cumpriu o mandato dele tem que dar a vez para outro vereado”, completa.

Os vereadores William Alemão (Cidadania) e Caio André (PSC) emitiram um posicionamento semelhante a respeito de serem contra a manobra de Reis e o respeito ao principio da democracia e constitucionalidade na Casa.

David Reis

Por meio de nota, a comunicação do vereador David Reis afirma que não irá se pronunciar sobre o assunto, por conta do assunto ser apenas opiniões e rumores.

“Não existe nada a respeito. E o que se soube nos últimos dias, foram boatos, opiniões a respeito, mas nada baseado em fato concreto, e por esse motivo, a presidência da Casa não se manifestará. O que existe de real é que o vereador David Reis é presidente da Câmara até dezembro próximo”, declaram em nota.