×

Política

Eleições colocam todos os ex-governadores do AM em busca de um cargo

Além de Wilson Lima (PSC), mais quatro ex-governadores devem disputar as eleições

Wilson concorrerá à reeleição, tendo como principais oponentes, o senador Eduardo Braga (MDB) e Amazonino Mendes (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – O nome de todos os governadores eleitos do Amazonas, ainda vivos, aparecem como pré-candidatos para as eleições 2022. Além de Wilson Lima (PSC), mais quatro ex-governadores devem disputar as eleições. Lima concorrerá à reeleição, tendo como principais oponentes, até o momento, o senador Eduardo Braga (MDB) e Amazonino Mendes.

Publicidade

Porém, nomes como o de Omar Aziz (PSD) e José Melo (Pros) também estarão em 2022 na busca por espaço na política amazonense. Aziz afirma que tentará a recondução ao Senado, enquanto José Melo busca retomar a carreira política, interrompida pela cassação em 2017, com uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Wilson Lima, que inicia o quarto ano de seu primeiro mandato, dispõe da força da máquina pública. Além disso, tem promovido ações em conjunto com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e se alinhou desde o início do seu mandato ao governo Bolsonaro, de quem também espera ‘batidas no ombro’ pela sua reeleição.

Enquanto Eduardo Braga, governador duas vezes, conta com o apoio de alguns prefeitos do interior , entre eles o de Manacapuru, Beto D’angelo (Republicanos), que não participou do evento de inauguração da última etapa da duplicação da rodovia AM-070, a Manoel Urbano. O senador foi líder do governo Dilma e atuou como ministro de Minas e Energia na gestão da petista.

Amazonino Mendes, quatro vezes governador, articula o comando do União Brasil no Amazonas, que é derivado da fusão do PSL e do DEM. O cacique já declarou não ser contra a permanência do presidente estadual do partido, o secretário municipal de Educação do prefeito David Almeida, Pauderney Avelino.

José Melo (dois mandatos parciais de governador) reapareceu no cenário político no início de novembro quando começou a conceder várias entrevistas a veículos de comunicação, anunciando sua intenção de concorrer a deputado estadual. Numa delas, na Rádio Tiradentes, disse que após perder o mandato pensou em suicídio. Melo também não poupou Eduardo Braga de críticas nas entrevistas, inclusive no Podcast Papo Reto da Agência Brasil de Notícias.

Pela cadeira de Omar
Para o Senado, Omar Aziz (PSD), que governou o Amazonas entre os anos de abril de 2010 a abril de 2014, disputará a única vaga no Senado em jogo na próxima eleição. Até o momento, o único que Omar considera um adversário para a recondução do mandato é o ex-prefeito Arthur Neto (PSDB), apesar do mesmo não ter anunciado ainda interesse no cargo, tendo ele disputado prévias do partido para tentar lugar no pleito pela presidência do Brasil.

O ex-prefeito, que já foi senador, não mostra interesse, mas o ex-superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Coronel Menezes, também concorre à vaga de Azziz e afirma que irá ‘aposentá-lo’. Ele aposta nos votos bolsonaristas, mesma linha buscada pelo ex-vereador e ex-deputado estadual Chico Preto (Avante). Omar tem se aproximado de Lula. Inclusive em fevereiro o ex-presidente deve vir a Manaus e já se fala em um jantar na casa do presidente da CPI da Covid no Senado.