×

Política

Dermilson Chagas vai propor soluções para minimizar impactos da cheia

De forma híbrida, o tema do evento será “A Enchente de 2021 e os Impactos aos Produtores – Como Minimizar e Qual o Papel do Poder Público”

Deputado Dermilson Chagas (Foto: Márcio Gleyson)

Manaus (AM) – Por iniciativa do deputado Dermilson Chagas (Podemos), será realizada uma audiência pública, de forma híbrida, para discutir os problemas a sociedade amazonense, principalmente o setor primário, enfrentará com a grande cheia anunciada pelo Serviço Geológico do Brasil – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (SGB-CPRM).

Publicidade

O tema do evento é “A Enchente de 2021 e os Impactos aos Produtores – Como Minimizar e Qual o Papel do Poder Público” e acontece nesta sexta-feira (23/04), às 9h, no miniauditório Cônego Azevedo, no térreo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

De acordo com SGB-CPRM, o rio Negro pode atingir, neste ano, a cota máxima de 29,45 metros no Porto de Manaus, que é a cota de emergência, quando o rio transborda e invade a rua dos Barés, no Centro, zona sul de Manaus. Hoje (quinta-feira, 22/04), o nível do rio está em 28,54 metros.

Convidados

Todos os órgãos que podem contribuir direta ou indiretamente na resolução de problemas advindos com o período de cheia foram convidados a participar para darem suas devidas contribuições. Políticos de destaque no cenário nacional foram convidados para o evento, bem como todos os parlamentares da Aleam.

Também foram convidados órgãos e entidades ligados ao setor primário, como Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Amazonas (Fetagri), Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Outras entidades e órgãos convidados são o Comando Militar da Amazônia (CMA), a Comissão de Agricultura da Câmara Municipal de Manaus, a Defesa Civil do Amazonas, o CPRM, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), prefeituras municipais, a Associação Amazonense de Municípios (AAM), a Federação dos Pescadores, a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), o Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon), o Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

*Com informações da assessoria