×

Política

Café de Silves beneficiado com emendas do deputado João Luiz pode alavancar com indicação geográfica

Café de Silves beneficiado com emendas do deputado João Luiz pode alavancar com indicação geográfica
O Fórum Amazonense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas reuniu-se na última semana com agricultores da Associação Solidariedade do Amazonas (ASA) com o objetivo de iniciar a indicação geográfica para o Café de Silves (a 307 quilômetros de Manaus).
Ao longo dos mandatos do deputado estadual João Luiz (Republicanos) na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) a cultura cafeeira foi beneficiada com R$ 900 mil, em emendas parlamentares para produção, custeio de projetos, distribuição de mudas e aquisição de um veículo.
“Isso é um marco importante para os trabalhadores de Silves. Temos destinado emendas parlamentares para alavancar a cultura cafeeira no município e não podemos deixar de agradecer ao governador Wilson Lima, que tem executado as emendas impositivas para o setor primário daquela região”, disse o deputado João Luiz.
O coordenador do Fórum Amazonense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas , Vinicius Lopes, destaca que essa é uma estratégia que visa garantir e agregar os valores, além da proteção do café no mercado, ou seja, gerando melhor produção de negócios e comercialização.
“O objetivo é melhorar a qualidade de vida desses produtores. A expectativa de desenvolver esse processo e o diagnóstico em 35 dias, tendo o potencial confirmado e tendo a estratégia aceita pelos agricultores a gente deva levar de um a dois anos para estruturar o dossiê de comprovação no território”, afirmou Lopes.
A representante da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Waldelia Garcia, a pasta vê toda uma perspectiva de produtos que têm potencialidade a terem a indicação geográfica na região de Silves.
“O deputado João Luiz é de fundamental importância, pois todas as emendas parlamentares que ele destinou a ASA fez com que potencializasse a atividade aqui na região”, pontuou Garcia.
O presidente do ASA, o agricultor Roque Lins enfatizou que a partir dessa reunião o café de Silves nunca mais será o mesmo. “Essa indicação geográfica serve para mapear os plantios na região de Silves e vai dizer ao consumidor que temos cafés diferenciados e com qualidade. Ela é o começo de um novo caminho para os produtores daqui da nossa região”, explicou.
A reunião também contou com a participação de representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Eneva e Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Comitiva
Por iniciativa do deputado João Luiz, em 2023, representantes do Governo de Portugal e Reino Unido, que estavam na 1ª Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados do Amazonas estiveram com os cafeicultores do Amazonas com o objetivo de conhecer e identificar mecanismos de produção utilizados na agricultura familiar do Estado.