×

Política

Brena Dianná e Massilon Cursino propõem a revitalização do Cemitério Municipal São José

De acordo com o candidato a vice-prefeito, a contaminação da água em Parintins também está relacionada às condições precárias do local. Brena planeja a construção de novo cemitério

Brena Dianná e Massilon Cursino propõem a revitalização do Cemitério Municipal São José

Brena Dianná e Massilon Cursino (Foto: Divulgação)

Parintins (AM) – A candidata a prefeita de Parintins, Brena Dianná, pela coligação União por Parintins (União Basil, PP, PRD, DC, Agir, Mobiliza, PSB), participou de uma roda de conversa com apoiadores, na noite desta quinta-feira, (29). Na ocasião, a candidata juntamente com Massilon Cursino, candidato a vice-prefeito, propuseram a revitalização e urbanização adequada do Cemitério São José, que foi construído há mais de 80 anos.

Em 2021, Massilon Cursino apresentou na Câmara Municipal de Parintins, uma propositura para a construção de um novo cemitério em Parintins. Segundo o candidato, as condições do local, fundado em 1936, não são adequadas em virtude da falta de espaço para novas sepulturas e do dano ambiental.

Publicidade

“É preocupante. Nós já apresentamos logo no primeiro ano de mandato, uma solicitação para que a prefeitura verificasse a possibilidade de ampliação ou de construir um novo cemitério. Mas até agora, não tivemos uma resposta concreta ou uma solução”, explicou Massilon Cursino.

Brena Dianná destacou que desde o primeiro dia de gestão, enfrentará com planejamento e trabalho sério, os problemas cujas soluções vem sendo adiadas há décadas. Além de expandir o Cemitério São José, ela pretende revitalizar a área.

“A gente vê que essa gestão não respeita nem os vivos, que dirá os mortos. E olha que já houve vários pedidos de vereadores, inclusive do Massilon, pra melhorar as condições do cemitério, mas como sempre, foram ignorados. Por isso, em nosso plano de governo, está incluída a expansão do local e também os serviços de limpeza e revitalização”, salientou Brena.

A candidata do União Brasil irá procurar uma área compatível na ilha para a instalação do novo cemitério, que deverá receber a atenção redobrada para evitar a poluição ambiental causada pela decomposição dos corpos.

A problemática da água contaminada

Durante o encontro, apoiadores também questionaram sobre a qualidade da água no município. O candidato à vice-prefeito, Massilon Cursino, pontuou que em alguns pontos da cidade, especificamente ao redor do Estádio Tupy Cantanhede, há preocupação das pessoas estarem consumindo água imprópria.

No local, que se encontra a cerca de 300 metros do Cemitério São José, foi construído um poço artesiano que distribui água para a população.

“É também preocupante a questão do ‘necrochorume’. Inclusive, nos causou estranheza um poço artesiano cavado ali na área do Estádio Tupy Cantanhede. Nós questionamos a profundidade daquele poço, porque se for um poço com poucos metros de profundidade, há risco de pessoas estarem consumindo água imprópria”, ponderou o candidato.

A candidata a prefeita, Brena Dianná, ressaltou que irá construir novos poços artesianos para levar água de boa qualidade à população parintinense. De acordo com Brena, o programa Prosai Parintins também incluirá o tratamento e distribuição da água 100% saudável para os parintinenses.

*Com informações da assessoria