Manaus (AM) – A candidata a vereadora do PT Anne Moura (13.123) pode ser a única filiada do Partido dos Trabalhadores em Manaus eleita pela população para o cargo de parlamentar na Câmara Municipal. O nome da secretária nacional de Mulheres do PT aparece em destaque em todas as enquetes para candidatos à vereança divulgadas pelos institutos de pesquisa eleitoral na capital até o momento.
Os números positivos nas pesquisas mostram que ela tem chances reais de ser escolhida pelo povo para representá-lo na Câmara. Na Federação PT, PCdoB e PV, que tem como candidatos à prefeitura Marcelo Ramos e Luís Castro pela coligação “Manaus mais forte” (PT, PCdoB, PV, PDT, Rede, PSOL e Solidariedade), ela destaca-se pela força social e conexão com a população da periferia. Nasceu no bairro do Coroado, zona Leste de Manaus, onde vivenciou na pele todos os problemas pelos quais passam a maioria da população da capital.
Iniciada no ativismo social aos 16 anos através do movimento estudantil – época que também se filiou ao PT, Anne Moura construiu uma trajetória de destaque com duas décadas de atuação na política nacional e local. Já foi candidata a vice-governadora em 2022, participou ativamente da transição do governo Lula com a retomada das políticas públicas nacionais e, atualmente, é coordenadora do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, onde impulsiona candidaturas femininas em todas as regiões e partidos políticos do país.
Referências
A formação pessoal dela foi construída a partir dos ensinamentos de inúmeras mulheres importantes que passaram em sua vida: da mãe à avó, da liderança sindical e religiosa como Mãe Nonata até nomes nacionais como a deputada federal Benedita da Silva. Anne Moura é a candidata com competência e talento para ser a voz do povo manauara na Câmara por entender os problemas e saber o que precisa ser feito no parlamento para proporcionar qualidade de vida.
A descendente do povo Mura é casada e mãe de um menino de 2 anos. Nas eleições de 2022, fez campanha gestante. Lutou até o último momento pelo que acreditava ser o melhor para o governo na época. A característica maior da “filha do Coroado” nunca foi desistir, pelo contrário. Anne tem a inteligência para saber o que fazer e a resiliência para esperar o momento certo de agir.
Ela foi a mais jovem secretária nacional de Desenvolvimento Econômico do PT e também foi co-criadora do “Elas por Elas”, um projeto que fomenta mais representatividade de mulheres do PT nos espaços de poder pelo Brasil.
Mulheres, direito à cidade e justiça social
Em uma campanha ampla e consistente, Anne Moura percorreu Manaus de ponta a ponta fazendo caminhadas e reuniões de Norte a Sul com grupos de moradores, ativistas sociais de periferia, mães e mulheres, artistas e agentes da cultura, movimentos ambientais e religiosos, além de várias categorias de trabalhadores como professores, profissionais da saúde e servidores públicos federais. Crespo, São José, Alvorada, Cidade Nova, Compensa, Tancredo Neves, Japiim, Cidade de Deus, Jorge Teixeira, Tarumã e o próprio Coroado estão entre os bairros visitados.
Dentre as propostas e compromissos assumidos por Anne estão a construção de mais creches, a construção da segunda maternidade municipal, proteção a mães e mulheres, fortalecimento da saúde primária com mais UBS e extensão de horários, CPI do Sisreg para resolver problema das filas, piso salarial da Enfermagem, educação de qualidade para autistas com capacitação para professores, direito à cidade e mobilidade urbana, incentivo à economia solidária e geração de emprego e renda, fomento à cultura, proteção do meio ambiente com arborização, gestão de resíduos sólidos, ampliação dos CAPs para saúde mental, dentre outros.
*Com informações da assessoria