×

Política

Amom Mandel lidera em nova pesquisa estimulada

De acordo com o Ipen: 64,5% dos eleitores de Manaus não têm candidato para a prefeitura

Amom Mandel lidera em nova pesquisa estimulada

(Foto: Divulgação / assessoria)

Manaus (AM) – Uma pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Manaus realizada pelo Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen), por encomenda de um consórcio de seis portais e divulgada nesta quarta-feira (10), informa que 64,5% dos eleitores não têm ainda um candidato para o cargo de chefe do Poder Executivo.

O levantamento entrevistou 1 mil pessoas, entre os dias 25 de março e 3 de abril, e apresenta um nível de confiabilidade de 95% e a margem de erro é de 3,09%.

Publicidade

Cenários

No cenário de pesquisa espontânea, revelou que mais de 60% do público-alvo no estudo “não sabe/não decidiu” em quem votará para prefeitura da capital amazonense. Em seguida, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), aparece com 13,6% das intenções de voto; o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), com 10,1%; e o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), com 2,3%.

Ainda pela espontânea, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) aparece com 2,1% da preferência dos eleitores consultados, mesma porcentagem dos votos brancos ou nulos. O novo presidente municipal do partido Progressistas, Coronel Menezes, ainda é citado por 1,0% dos entrevistados na pesquisa do Ipen. Mas o ex-superintendente da Suframa anunciou recentemente que disputará uma cadeira de vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Estimuladas

Pelas pesquisas estimuladas, em quatro cenários para o 1º turno das eleições municipais, o deputado federal Amom Mandel lidera e o prefeito David Almeida fica em 2º lugar.

No cenário com os nomes de 13 candidatos, inclusive de quem nem se lançou ou desistiu da pré-candidatura à Prefeitura de Manaus, Amom tem 28,2% das intenções de voto e seguido por David, com 24,7%. Neste cenário, também aparece o ex-prefeito Arthur Neto, com 6,7%; Coronel Menezes, com 5,6%; Roberto Cidade, com 5,6%; Capitão Alberto Neto, com 5,3%, o ex-deputado federal Zé Ricardo (PT), com 4,2%; o ex-deputado estadual Ricardo Nicolau, com 3,4%; Maria do Carmo Seffair (Novo), com 1,3%; Anne Moura (PT), com 1,1%, o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), com 1,1%; Carol Braz, com 0,9%; e Israel Tuyuka, com 0,3%.

Em outro cenário das pesquisas estimuladas, com 4 candidatos para os eleitores decidirem, Mandel permanece na liderança, com 35,4% das intenções de voto, e na cola dele está o prefeito David Almeida, com 30,8%. Menezes aparece em 3º lugar, com 12,4%; e Roberto Cidade, que é o pré-candidato apoiado pelo governador Wilson Lima (União Brasil), está com 8,0%.

No quarto cenário para o 1º turno, também com o número de 4 candidatos, o nome de Coronel Menezes sai para a entrada do deputado federal Capitão Alberto Neto. Pela ordem, estão Amom Mandel, com 35,8%; David Almeida, com 31,8%; Alberto Neto, com 10,6%; e novamente Cidade em último, com 8,1%.

Segundo turno

O Ipen também analisou três cenários, em pesquisas estimuladas, para um possível 2º turno das eleições, com David Almeida enfrentando Mandel, Capitão Alberto Neto e Coronel Menezes. Na disputa contra o deputado federal do Cidadania, o prefeito de Manaus perde novamente ao ficar com 37,1% das intenções de voto diante de 45,4% de Amom Mandel.

Mas, em 2º turno contra Alberto Neto e Menezes, David Almeida sai vitorioso nas duas enquetes. O atual chefe do Poder Executivo supera o deputado federal do PL por uma diferença de 19,9 pontos percentuais [47,7%, de David, contra 27,8%, de Alberto]. No embate com Coronel Menezes, o prefeito triunfa por 20,9 pontos a mais [48,2%, de David Almeida, e 27,3%, de Menezes].

O consórcio de portais que solicitou a pesquisa eleitoral para o Ipen é formado por ÚNICO, Amazonas Atual, BNC, Blog do Hiel, Portal Marcos Santos e Portal do Mário Adolfo.

Veja pesquisa na integra