×

Política

Amom e Rodrigo Guedes entram na justiça contra ‘cotão de natal’

Os vereadores chamaram o reajsute do cotão de 'presente de natal imoral'

O reajuste foi aprovado no dia 15 de dezembro (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – Na manhã desta segunda-feira (10), os vereadores Amom Mandel (União Brasil) e Rodrigo Guedes (PSC), realizaram uma coletiva de imprensa, sobre uma ação judicial que ambos ingressaram para barrar o reajuste da cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), conhecida como ‘Cotão’.

Publicidade

Realizada na última sessão da Câmara Municial de Manaus (CMM), Amom e Guedes chamaram o reajsute do cotão de ‘presente de natal imoral’.

O reajuste aprovado no dia 15 de dezembro teve somente 04 vereadores contrários, a oposição composta por Amom, Guedes, Raiff Matos (DC) e o Capitão Carpê (Republicanos).

Em coletiva nesta manhã os vereadores sustentaram que a votação ocorreu de forma irregular e sem comunicação dos parlamentares. Ambos apontaram, que o pleito para aprovação em regime de urgência foi na contramão de normas da Casa.

“Votações em regime de urgência só são tramitadas segundo o artigo 193, do regimento interno da Casa, quando o município enfrenta uma situação de calamidade pública. O que não é o nosso caso hoje. Estamos em calamidade pública na área da saúde e não no cotão de vereadores”, explica.

O cotão teve um reajuste de 33%, passando de R$ 18 mil para R$ 33 mil.

Ainda segundo Rodrigo Guedes, a votação foi um “presente de Natal para a população manauara. A votação foi totalmente imoral, gravíssima, foi uma manobra política dentro da CMM”, disse.