×

Política

Amazonino repete protagonismo em pesquisas eleitorais

Pesquisa aponta que o político amazonense está 7,2 pontos à frente de seu adversário mais próximo, Wilson Lima

O feito foi o mesmo nas duas últimas eleições (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – O ex-governador e ex-prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, volta a encabeçar pesquisas eleitorais para o governo do Amazonas em 2022. O feito foi o mesmo nas duas últimas eleições, onde apesar de Amazonino aparecer como favorito, acabou sendo derrotado no segundo turno por duas figuras que foram eleitos pelo argumento da “nova política”: Wilson Lima (PSC) e David Almeida (Avante).

Publicidade

Uma pesquisa elaborada pela Action Pesquisas de Mercado aponta que o político amazonense está 7,2 pontos à frente de seu adversário mais próximo, Wilson Lima.

(Foto: Divulgação)

Em resposta espontânea, quando o primeiro pensamento é eleições em 2022, muitos manauaras estão indecisos ou simplesmente não têm candidato. Esse número representa 62,2% dos 1.100 entrevistados pela Action. Apesar de mais da metade estar indeciso, o nome que aparece na esteira em seguida é o de Amazonino Mendes, com 13,8%.

Logo em seguida, o governador Wilson Lima aparece com 6,3% das intenções de votos. Ainda nesse percurso, o número de votantes em branco chega a ser de 5,9% e após esse número, o nome do senador Eduardo Braga (MDB) aparece com 4,5% das intenções.

(Foto: Divulgação)

Colocados lado a lado, a Action Pesquisas de Mercado consegue mapear a opinião manauara e dá outra cara para o cenário eleitoral em 2022. Por exemplo, em escala de preferência, 33% da população queria ver Amazonino Mendes como governador em 2022. Logo em seguida, Braga aparece com 13% da preferência.

Ainda nessa perspectiva, o governador Wilson Lima aparece com 9% das intenções, seguido por Ricardo Nicolau com 8,6%.