A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) concedeu nesta segunda-feira (29), o Título de Cidadão do Amazonas ao deputado estadual e coronel da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Comandante Dan no plenário Ruy Araújo, por meio da Lei nº 6.545/2023 de autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos).
“O Comandante Dan vem escrevendo uma bela trajetória em sua carreira, na sua vida e foi uma pessoa muito importante para a implementação de vários programas de segurança em nosso estado. Foi uma pessoa importante nos municípios, onde coordenou vários projetos de segurança nas escolas, comunidades e escreveu planos de segurança pública para governos, além de desenvolver um belo trabalho humanitário”, disse o deputado estadual João Luiz.
O deputado estadual, Comandante Dan afirmou que recebeu a honraria com muita satisfação, e destacou que o deputado João Luiz foi o canal para homenagem de Título de Cidadão do Amazonas, além da aprovação dos outros parlamentares da Assembleia Legislativa.
“Estou muito satisfeito, agradecido a Deus acima de tudo e ao deputado João Luiz por essa iniciativa para poder continuar honrando esse estado abençoado, que nos concedeu muitas bênçãos e que a ele devo toda minha jornada de vida. Fico muito feliz e quero poder trabalhar mais ainda em prol do povo do Amazonas”, frisou o homenageado.
Os deputados estaduais Débora Menezes e Wilker Barreto parabenizaram o deputado João Luiz pela propositura e também ao parlamentar Comandante Dan pelos trabalhos desenvolvidos no estado do Amazonas e consequentemente o recebimento do Título de Cidadão do Amazonas.
O pastor Jonatas Câmara, presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (IEADAM) e a esposa do deputado Comandante Dan, Márcia Câmara destacaram que a entrega do Título de Cidadão é muito importante para a vida do parlamentar por conta do reconhecimento dos trabalhos realizados no estado.
A solenidade contou com a participação dos deputados estaduais Carlinhos Bessa (presidência), Thiago Abrahim, Abdala Fraxe, Cristiano D’Angelo, Daniel Almeida, Adjuto Afonso, secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, coronel da PMAM, Marcos Brandão, representando a Prefeitura de Manaus, vereador de Manaus Roberto Sabino, presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Manaus (CMM), defensor público Marcos Aurélio Martins da Silva, coronel da PMAM, Charles Seixas, Chefe do Estado Maior, coronel Allan Barreiros, Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel do Exército Brasileiro (EB), Marcos Vinicius Falcão, representando o Comando Militar da Amazônia (CMA), presidente da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo, vereador Marcos Antônio Nascimento, diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Dr. Gerson Mourão, secretário Executivo Adjunto de Pesca e Aquicultura (Sepa), Alessandro Cohen e dentre outras autoridades.
História
Dan Câmara nasceu em 24 de agosto de 1965, em Rio Branco (AC). É graduado pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), em 1988; com Curso de Formação de Oficiais da PMERJ, tem pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Amazonas, em 2009, e no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, da PMERJ, em 2001. Foi Comandante Geral da Polícia Militar do Amazonas no período de janeiro de 2008 a março de 2011 e presidente Regional Norte, do Conselho Nacional de Comandantes Gerais de 2010 a março de 2011.
Ocupou ainda o cargo de Secretário Extraordinário do Governo do Amazonas para assuntos de Segurança Pública, de outubro de 2017 a março de 2018; secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança, de 2015 a 2018 e secretário executivo adjunto de Segurança Integrada para Grandes Eventos, de 2013 a 2015.
Na Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) foi comandante do Grupamento do Rio de Janeiro, nas operações do Pan-Americano e Para Pan-Americano, Mundial de Judô e Nova Maravilha, de novembro de 2006 a novembro de 2007; comandante do Grupamento da Força Nacional na Operação Reconquista II/ES; comandante do Grupamento da Força Nacional na Operação Fantasma/MS (maio/junho/2006); comandante do Grupamento da Força Nacional na Operação Reconquista I /ES (novembro 2004 a janeiro 2005).
Foi ainda colaborador da Diretoria de Operações da Secretaria Nacional de Segurança Pública, na coordenação geral de Operações Integradas, de dezembro de 2017 a maio de 2018.
No município de Presidente Figueiredo, foi secretário municipal de Ordem Pública e Integração (maio 2018 a novembro 2019) e secretário municipal de Governo, de novembro de 2019/2020. Coronel RR QOPM, Dan Câmara assumiu seu primeiro mandato como deputado estadual, na 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.