×

Polícia

Vereador é preso acusado de fazer parte de organização criminosa

Outros 20 integrantes da quadrilha foram presos.

Vereador José Francisco Soares (PSD) – (Foto: Divulgação / Primeiro Impacto)

O vereador José Francisco Soares da Silva (PSD), conhecido como Juca Soares, foi preso acusado de fazer parte de uma organização criminosa suspeita de praticar mais de 30 homicídios na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Publicidade

Outros 20 integrantes da quadrilha foram presos. O grupo também é investigado por tráfico de drogas e exploração de jogos de azar. Juca é parlamentar de Cachoeirinha.

Soares é irmão de um homem considerado o “número 2” de uma das principais facções criminosas que atuam no estado. O “vice-líder” teria financiado a campanha do irmão. Vários pontos de tráfico são dominados por ele, sobretudo na região de Gravataí.

Desafetos eram mortos, em uma série de homicídios, com violência extrema. A atuação também começou a partir para os jogos de azar. Um cassino, com bingo e máquinas caça-níqueis, foi invadido pela polícia. Máquinas ceduleiras foram apreendidas.

O terceiro braço criminoso, após o tráfico e os jogos ilegais, foi a política. O “vice” do grupo criminoso passou a apoiar a candidatura do irmão e Juca foi eleito vereador em 2020.