×

Polícia

Três homens são presos e adolescente é apreendido durante operação ‘Oxidante’

O quarteto é envolvido com o tráfico de drogas na Zona Oeste de Manaus. (Foto: Erlon Rodrigues/PC)

Três homens foram presos e um adolescente de 16 anos foi apreendido na manhã desta sexta-feira (26) na Zona Oeste de Manaus, durante uma operação da Polícia Civil denominada ‘Oxidante’. Os mandados de busca e apreensão por tráfico de drogas foram expedidos no dia 22 de março deste ano, pelo juiz Glen Hudson Paulain Machado, do Plantão Criminal.

Publicidade

De acordo com o delegado Rodrigo Sá, titular do 20º Distrito Integrado de Polícia (DIP), a operação teve como principal objetivo combater o tráfico de drogas no bairro Tarumã. A ação policial resultou nas prisões do cabo da Aeronáutica reformado Agnaldo Domingos Silva Pinheiro, 50; o enteado dele, Wemerson dos Santos Mourão, conhecido como ‘Ferrugem’, 37, e Douglas Câmara da Silva, 27, além da apreensão de um adolescente.

“A operação recebeu o nome de ‘Oxidante’, porque ‘Ferrugem’ era o principal alvo. Ele já responde quatro processos na Justiça por envolvimento com o tráfico de drogas. Após recebermos inúmeras denúncias contra ‘Ferrugem’, iniciamos há cerca de um mês os trabalhos de investigação. Ao obtermos provas suficientes, solicitamos medidas cautelares que nos permitiu cumprir as ordens judiciais”, explicou o delegado Rodrigo Sá.

Wemerson, Douglas e o adolescente foram detidos em um condomínio, na Comunidade Campos Sales, no bairro Tarumã. Em ato contínuo, no mesmo bairro, os policiais civis conseguiram efetuar a prisão de Agnaldo. O trio exercia atividades do tráfico de drogas na Zona Oeste da capital.

Além disso, ‘Ferrugem’ praticava o crime ilícito rotineiramente na Avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra, e no condomínio onde residia. Com ele, dois carros e uma motocicleta, que os pertencia, também foram apreendidos na operação desencadeada.

Agnaldo, Douglas e Wemerson foram autuados em flagrante, por tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores. Além disso, Wemerson irá responder, por posse ilegal de munição de uso restrito e Agnaldo por posse de munição de uso permitido.

Ao fim dos procedimentos na delegacia, o trio será lavado para audiência de custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, na Zona Sul da capital.

Já o adolescente será encaminhado para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), onde irá responder por ato infracional análogo aos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.