Manaus (AM) – Thiago de Alencar Barreto, 31, vulgo “Thiago Bocão”, foi executado a tiros na noite de sábado (31), na rua São Teófilo, no bairro Cidade de Deus, na Zona Norte da capital amazonense. O homem acumulava passagens criminais por tentativa de homicídio e tentativa de assalto à mão armada em uma cooperativa.
Segundo informações da polícia, Thiago estava ingerindo bebidas alcoólicas com a sogra em frente à casa dela, quando dois homens chegaram em uma motocicleta. Em seguida, o passageiro efetuou os disparos de pistola ponto 40 contra Thiago, que morreu na hora. Os autores da execução não foram identificados e fugiram sentido ignorado.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda chegou a ser acionado e constatou a morte da vítima. No local, moradores relataram à polícia que Thiago gerenciava uma boca de fumo na região e já tinha sido ameaçado por membros de facção criminosa rival.
O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), após os procedimentos da perícia criminal. O assassinato segue sob a investigação da Delegacia Especializada de Homicídios e Sequestros (DEHS).
Vida pregressa
Conforme consulta de antecedentes criminais, Thiago possuía histórico por tentativa de assalto em 11 de julho de 2016. Ele e mais cinco cúmplices armados invadiram uma cooperativa de transporte alternativo localizada na rua Canário, bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus.
Durante ação criminosa, quatro pessoas foram mantidas reféns. Após negociações com equipes das Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) e do Comando de Policiamento Especializado (CPE), as vítimas foram liberadas. Thiago e John Lennon Souza da Silva, respectivamente, com 23 e 21 anos na época, foram presos. Os comparsas fugiram com apoio de um carro Fox preto.
Em 2 de abril de 2019, Thiago voltou a ser preso no bairro Cidade de Deus, na Zona Norte da capital amazonense. Dessa vez, ele tentou matar um autônomo de 32 anos a tiros. O crime ocorreu no dia 1º de abril, na rua Nossa Senhora da Conceição, após Thiago e a vítima se desentenderem enquanto bebiam.
Thiago deixou o local e abordou o autônomo que pilotava uma motocicleta a caminho de sua casa. O crime aconteceu na rua Barra Mansa, no mesmo bairro da prisão. Na ocasião, Thiago efetuou sete tiros contra o homem, mas apenas dois o atingiram.
O autônomo, mesmo ferido, ainda conseguiu pilotar e pedir ajudar de uma equipe da Polícia Militar. Thiago também acumulava passagens por crimes de roubo majorado, receptação e tráfico de drogas.