×

Polícia

Tesoureiro da FDN que negociava drogas por mensagem é preso na Zona Norte de Manaus

Edinson Manuel, o ‘Tomás’, é apontado como ‘tesoureiro’ da FDN (Foto: Divulgação/PC)

O colombiano Edinson Manuel Chacon Delgado, conhecido como ‘Tomás’, 38, foi preso, no início da noite de quarta-feira (1º), por volta das 18h, na casa onde morava, na Rua Suahusa Nevez, (antiga Rua Bartolomeu), no bairro Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus. Ele é apontado pela polícia como tesoureiro da facção criminosa Família do Norte (FDN).

Publicidade

De acordo com delegado Cícero Túlio, titular do 23º Distrito Integrado de Polícia (DIP), as investigações acerca de Edinson iniciaram há 15 dias. No aparelho celular do colombiano, o serviço de inteligência da Polícia Civil interceptou conversas dele, por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas, com integrantes da associação criminosa, planejando pagamentos com dinheiro proveniente do tráfico de drogas, para diversas contas bancárias.

“Verificamos que Edinson, mantinha contato com outro integrante desta facção, que também é responsável por depósitos e, ainda, por manter guardados entorpecentes em outros estados. Durante as diligências, foi constatado que “Tomás” realizava uma grande movimentação de dinheiro provenientes da atividade criminosa, praticada pela facção a qual ele integrava”, disse o titular do 23º DIP.

Durante a abordagem policial, Edinson apresentou uma identidade falsa oriunda do estado do Pará, em ato contínuo a equipe de investigação encontrou um carro, sem restrição de roubo, na garagem do imóvel.

“Realizamos revista no veículo, onde, durante a ação, foi encontrado uma porção pequena de pedra de oxi, uma porção pequena de cocaína, duas trouxinhas de cocaína e uma porção grande de maconha do tipo skunk”, pontuou Túlio.

Edinson foi autuado em flagrante por associação criminosa, associação para o tráfico de drogas, tráfico de drogas e uso de documento falso. O mesmo foi levado para audiência de custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, Zona Sul da capital.

Acompanha trechos das mensagens

Com informações da assessoria