
A ação policial foi realizada em cumprimento de mandados de busca e apreensão. (Foto: Divulgação)
Manaus (AM) – Os servidores municipais Carlos Antônio Pereira de Souza, 58, e Andrew Robson Neves Mendonça, 38, foram presos na manhã desta quarta-feira (30), por roubo de 268 itens pertencentes à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A ação policial foi realizada em cumprimento de mandados de busca e apreensão.
De acordo com o delegado Guilherme Torres, titular da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor), as investigações iniciaram após à direção da Semsa denunciar a suspeita de desvio de materiais do órgão.
“A nossa equipe de investigação passou a analisar os circuitos internos, de vários dias, onde a conduta criminosa foi repetida ao longo do mês, por dois servidores municipais. Andrew Robson e Carlos Antônio tinham funções de confiança e certa autonomia. Em um dos momentos, Andrew Robson aparece virando uma câmera de segurança e Carlos Antônio encosta um carro, onde os produtos do órgão municipal são colocados. Após o crime, eles colocam a câmera novamente na posição”, explicou o delegado Guilherme Torres.
Conforme o inventário da Semsa, foram roubados 268 objetos entre ar-condicionado, material de manutenção, material odontológico, aparelhos esfigmomanômetros, estetoscópios, televisores, material de limpeza, bebedouro, material de escritório, cadeiras, material odontológicos e outros produtos.
Sérgio Fontes, titular da Secretaria Municipal de Segurança e de Defesa Social, declarou que a Prefeitura de Manaus não compactua com os crimes contra à saúde.
“Essa não é primeira vez que desvios acontecem em órgãos da Prefeitura e, principalmente, envolvendo servidores. Nós lamentos e reiteramos que a prefeitura vai defender o patrimônio que é de todo mundo, com a finalidade de serviços públicos”, explicou Sérgio Fontes.
O depoimento dos envolvidos não foram divulgados pela Polícia Civil pelo fato de haver mais pessoas no esquema criminoso. Andrew Robson e Carlos Antônio irão responder pelo crime de peculato. Fontes ainda afirmou que os servidores irão passar por um processo disciplinar, que pode resultar na exoneração dos mesmos.