×

Polícia

Seis pessoas morrem e nove ficam feridas durante ataque no CSU do bairro Compensa, em Manaus

Segundo testemunhas, o bando criminoso chegou ao local em quatro veículos, armados de fuzil calibre 5.56

Ataque no CSU mobilizou as tropas da Polícia Militar (Foto: Lucas Pereira/DM)

Um grupo armado, não identificado, invadiu o Centro Social Urbano (CSU) do bairro Compensa, na Zona Oeste de Manaus, na noite de terça-feira (12) e fez diversos disparos de fuzil em direção ao campo de futebol, onde ocorria um treino entre dois times do bairro. Na ocasião, outras nove pessoas ficaram feridas.

Publicidade

O ataque ocorreu durante treino de jogadores no campo de futebol do CSU (Foto: Lucas Pereira/DM)

Segundo testemunhas, o bando criminoso chegou ao local em duas caminhonetes, sendo uma Amarok e outra S-10, além do apoio de um carro modelo Gol e uma motocicleta. Armados de fuzil calibre 5.56, os homens que estavam encapuzados efetuaram vários tiros em direção dos jogadores das equipes Compensão e T5 Jamaica.

Duas pessoas morreram no local (Foto: Lucas Pereira/DM)

No ataque, duas pessoas morreram no local e quatro não resistiram aos ferimentos no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias e no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto. Os corpos das vítimas foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML).

Os corpos de David e Ronaldo foram removidos para o IML (Foto: Divulgação)

Entre os mortos estão, o gerenciador David Costa da Silva, 27, o segurança Ronaldo Oliveira de Souza, 23, Rodrigo Oliveira de Souza, 24, que é irmão de Ronaldo, Michel de Sena Passos, 33, Edilson Xavier Diniz Júnior, 24, e José Diego Sena Serrão, 17.

Feridos

Os sobreviventes ao ataque foram encaminhados para o HPS 28 de Agosto e SPA Joventina Dias. Kennedy Alexandre Alves de Sousa, 33, foi alvejado com um tiro na perna e não corre risco de vida. Na mesma unidade hospitalar deram entrada Janson da Costa Pimenta, 29, também atingido com tiro na perna, e Ronald Barbosa da Silva, 16. O estado mais grave é do adolescente, que está internado na Unidade Terapia Intensiva (UTI).

Já no SPA Joventina Dias, Jefferson de Souza Brandão foi atingido com um tiro no ombro direito. Outras vítimas foram atendidas e já receberam alta Fabiano de Freitas, 37, Rodrigo de Souza Ferreira de Oliveira, além de outras pessoas que não tiveram os nomes divulgados.

De acordo com o delegado Juan Valério, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), a chacina pode estar relacionada a um possível racha entre os membros da facção criminosa Família do Norte (FDN) ou uma disputa por território do tráfico de drogas no bairro Compensa atribuída ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

“As informações dão conta que cerca de dez homens encapuzados, que estavam armados de fuzil, espingardas e pistolas, chegaram ao local em quatro veículos, doas quais duas eram caminhonetes. Os criminosos invadiram o CSU e começaram a atirar aleatoriamente nas pessoas que estavam assistindo ao treino de uma das equipes do bairro que é patrocinada por uma facção criminosa. Vamos iniciar as investigações e saber se as vítimas tinham envolvimento com o tráfico de drogas e quem foram os responsáveis pelo ataque”, informou o delegado Juan Valério.

Buscas

Após o ataque foram mobilizados as tropas da Polícia Militar (PM), do Choque, Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Força Tática, Comando de Policiamento Especializado (CPE), 8ª, 17ª e 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), para localizar os responsáveis, além da Polícia Civil, que disponibilizou nas ruas o veículo operacional brindado ‘Caveirão’ do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera).

Durante a madrugada de quarta-feira (13), dois veículos utilizados pelo grupo criminoso foram encontrados pela Polícia Militar abandonados. A picape S-10, cor prata, placa OIM-6737, com restrição de roubo, foi localizada por volta de 1h12, na Rua Avaí, no bairro Nova Esperança, na Zona Centro-Oeste. Já o veículo modelo Gol, cor cinza, placa JXH-1058, foi encontrado no bairro Colônia Santo Antônio, na Zona Norte. Os veículos foram recolhidos para procedimentos de perícia.

Ação do grupo

Os campos do CSU foram monitorados por drones, diz polícia (Foto: Lucas Pereira/DM)

Conforme a DEHS, antes do ataque no CSU do bairro Compensa, os criminosos monitoraram o local com uso de drones. Moradores relataram que viram um drone sobrevoando o campo de futebol, mas não desconfiaram de nada. Horas depois, os atiradores surpreenderam os jogadores que aguardavam o início do treino dos times Compensão e T5 Jamaica.

Durante os tiros, os suspeitos exaltavam o nome de uma facção criminosa do Primeiro Comando da Capital (PCC), que atua no comando do tráfico na Zona Sul de Manaus. A Polícia Civil (PC) informou que, o time do Compensão é patrocinado pela facção criminosa Família do Norte (FDN) do narcotraficante José Roberto Fernandes Barbosa, o ‘Zé Roberto da Compensa’, que está preso em um presídio federal.