×

Polícia

‘Renanzinho’ é baleado no bairro Compensa e morre a caminho do SPA

Renan Alves Maia, 24, era integrante da facção criminosa Família do Norte (FDN) e já tinha sido preso após tentar matar rival em hospital no ano de 2018

Renan foi morto com dois tiros, sendo pesco e costas (Fotos: Divulgação)

Manaus – Mais um atentado a tiros assustou moradores do bairro Compensa, na Zona Oeste de Manaus. No fim da tarde dessa quinta-feira (9), Renan Alves Maia, 24, conhecido como “Renanzinho”, foi atingido com dois tiros na esquina da Rua Natal com a Rua Campos Sales. A vítima morreu ao chegar no SPA com ferimentos no pescoço e nas costas.

Publicidade

Segundo informações da polícia, Renan caminhava pela via quando foi um carro, de características não reconhecidas, parou com homens não identificados. Um dos ocupantes desceu em direção da vítima e efetuou vários tiros. Em seguida, os criminosos fugiram sentido ignorado.

Renan ficou agonizando no asfalto e atraiu a presença de vários curiosos. A ocorrência foi atendida inicialmente por policiais militares da 8ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que apuraram o fato com testemunhas oculares. Familiares da vítima chegaram minutos depois ao local.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e encaminhou Renan ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, no mesmo bairro, mas chegou sem vida. O corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML) para exames de necropsia.

Suspeita

Após invadir hospital para matar rival, Renan foi preso por policiais militares (Foto: Jander Robson/Arquivo)

Para a polícia, o crime pode ter relação com brigas entre membros das facções criminosas Família do Norte (FDN) e Comando Vermelho (CV), que disputam o domínio do tráfico de drogas no bairro Compensa. Renan era integrante da FDN.

Com passagens por roubos e participação em um assassinato, Renan também esteve envolvido numa tentativa de homicídio no dia 25 de novembro de 2018, quando ele e mais dois comparsas invadiram o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, no bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul da capital.

Adriano Batista de Araújo, o “Porocado”, sofreu dois atentados no mesmo dia (Fotos: Divulgação)

O trio tinha como intenção matar Adriano Batista de Araújo, vulgo “Porocado”, então membro de uma facção rival e que sobreviveu a um atentado na manhã do mesmo dia no bairro Compensa. O alvo que já tinha sido preso em abril daquele ano por receptação, posse irregular de arma de fogo e uso de documento falso, havia sofrido outro ataque no mesmo bairro.

Everton Lima Martins, 23, morreu no PS Dr. João Lúcio (Foto: Josemar Antunes/Arquivo)

À época, policiais militares impediram os meliantes de consumar o crime. Além de Renan, que tinha na ocasião 22 anos, foram presos Gabriel Marreira de Melo, 22, e Everton Lima Martins, 23. Este último foi levado ao Pronto-Socorro (PS) Dr. João Lúcio por policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).

Com ferimentos de arma de fogo e lesões pelo corpo, Everton não resistiu aos ferimentos na madrugada do dia 26 de novembro de 2018. Ele seria o responsável pela proteção de “Porocado”. Um quarto suspeito com participação no atentado para terminar o serviço conseguiu fugir.

Investigação

Renan estava em liberdade condicional e era monitorado por tornozeleira eletrônica. A morte dele será investigada pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).