×

Polícia

Quadrilha responsável por tentar explodir caixas eletrônicos e assaltar joalheria de shopping é presa em Manaus

A quadrilha tentou explodir caixas eletrônicos do Bradesco (Foto: Mário Souza/DM)

Cinco pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa foram presas na tarde de sexta-feira (29), após tentarem explodir caixas eletrônicos do banco Bradesco, na Avenida Autaz Mirim, bairro São José, Zona Leste de Manaus, durante a madrugada. Com a quadrilha, foram apreendidos armamentos e munições de guerra, como fuzis e chapas de aço. 

Publicidade

Na ação policial foram presos Welleson Almeida Magalhães, conhecido como ‘Erê’, 26, o taxista Aldemir Costa Gomes, 25, Leonara Hevelym Rodrigues Oliveira, 18, Idercley Souza da Silva, 28, e Patrick Max Barbosa Soares, 28. As prisões ocorreram em bairros da Zona Centro-Sul e Leste da capital amazonense.

Idercley é apontado pela polícia como líder do bando e fornecedor das armas (Foto: Mário souza/DM)

De acordo com o delegado Adriano Félix, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), Idercley é o chefe do bando e responsável pelo fornecimento dos armamentos avaliados em R$ 25 mil. Parte das armas de grosso calibre foi pago em dinheiro e o restante com refino de drogas durante negociação com traficantes colombianos.

“Com armamento pesado e atitudes violentas, a quadrilha empregava técnicas de guerrilhas. O objetivo era ter ‘poder de fogo’ para assaltar grandes lojas comerciais e arrombar caixas eletrônicos. Eles não tinham medo de nada nas ações criminosas”, explicou o delegado Adriano Félix.

O delegado ressaltou que Idercley e Aldemir eram investigados desde o dia 26 de julho deste ano, após o assalto na joalheria Orum, no Manauara Shopping, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul. A dupla foi presa, ainda na manhã de sexta-feira, por volta das 11h, em via pública, no Conjunto Parque das Nações, bairro Flores, também na Zona Centro-Sul. Idercley tinha mandado de prisão temporária por roubo majorado expedido no dia 22 de setembro deste ano, pela juíza Anagali Marcon Bertazzo, no Platão Criminal.

“Nessa ação criminosa, Idercley forneceu as armas e ficou na parte externa do shopping dando o apoio, enquanto Aldemir levou os integrantes da quadrilha até o estabelecimento onde foram levadas joias avaliadas em mais de R$ 1 milhão”, disse Félix.

Idercley também é apontado pela polícia como mandante da execução de Paulo Tavares da Silva Filho, 22. A vítima estava em um bar com um tio, na Rua Marginal, no bairro São José 2, Zona Leste, quando criminosos chegaram ao local por volta das 22h30 e o arrastaram até o campo de futebol Waldir Moraes, onde foi executado com seis tiros, no dia 7 de agosto deste ano. O motivo seria dívidas de Paulo com o tráfico de drogas.

Os armamentos foram negociados com traficantes colombianos (Foto: Mário Souza/DM)

Durante as diligências, Welleson foi preso por volta de 12h, em uma residência alugada pela organização criminosa, no Beco Boa Sorte, bairro Tancredo Neves, Zona Leste. No local, os policiais civis apreenderam um fuzil 556, de uso exclusivo das forças armadas, uma escopeta calibre 12, uma pistola calibre 100, munições de fuzis e escopeta de diversos calibres, dois coletes à prova de balas, três chapas de aço para confrontos e dois rádios transmissores.

Em ato contínuo, Leonara foi presa por volta de 12h, em uma residência situada na Rua da Floresta, Comunidade Novo Reino, Zona Leste. No local, os policiais civis apreenderam uma motocicleta modelo Honda/CG 150 Fan, cor vermelha, placa OAL-8182, com restrição de roubo, um veículo modelo Onix, cor branca, placa PHH-4724, além de porções de cocaína. Já Patrick foi preso por volta das 13h, na própria residência, localizada na Rua Rip Rap, bairro São José Operário 3, Zona Leste.

Aldemir e Idercley foram autuados em flagrante por furto tentado com concurso de material, organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Idercley foi indiciado, ainda, por roubo majorado. Já Patrick e Welleson foram autuados em flagrante por organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Leonara foi autuada em flagrante por receptação, tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Ao término dos procedimentos cabíveis na Derfd os infratores serão levados para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, Zona Sul.

Tentativa de explosão aos caixas eletrônicos

Na madrugada de sexta-feira (29), policiais militares da 9ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que realizavam patrulhamento, foram informados por populares que um grupo armado foi visto nas dependências do prédio anexo da agência bancária do Bradesco, na Avenida Autaz Mirim, bairro São José 2, Zona Leste.

Ao chegarem ao local, os policiais foram recebidos a tiros pelos criminosos, que revidaram a ação. Os suspeitos empreenderam fuga em um carro modelo Palio, cor prata, placa NOL-8993. O veículo foi abandonado atrás de um parque de diversões, no bairro Tancredo Neves. Dentro do carro, foram encontrados vestígios de sangue, toucas, roupas e materiais que seriam usados na ação criminosa.

Após confirmarem a existência de três artefatos explosivos nos caixas eletrônicos, o Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte) foi acionado para detonar os materiais deixados pela quadrilha. Na ocasião, a via chegou a ser interditada por mais de seis horas para os trabalhos de remoção das bombas. Os artefatos foram removidos para um terreno baldio e detonados por volta das 7h39.